A 6ª edição do estudo “Transformação Digital no Varejo Brasileiro” — realizado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com o OasisLab e apoio da Cielo — revela que 48% das empresas pretendem investir ainda mais na área neste ano. Dessas, 46% irão destinar mais de 0,45% do faturamento bruto para essa iniciativa.
Em 2024, as áreas que receberão maior foco em investimentos em Transformação Digital serão:
- vendas online (69% dos varejistas entrevistados);
- CRM (69%);
- e omnicanalidade (65%).
Prioridade estratégica
Segundo os varejistas, os principais benefícios dessa transformação são o aumento da receita (77%) e do engajamento do consumidor (77%). Aliás, 42% dos consumidores já experimentaram alguma forma de interação com a IA ao fazer compras online.
De acordo com os dados do estudo, a Transformação Digital se tornou uma prioridade estratégica. Afinal, para 63% dos entrevistados, essa área faz parte do desenvolvimento estratégico da empresa, com investimentos e ações definidas.
“A digitalização e a adoção de diversas tecnologias são a realidade dos negócios no varejo. A Transformação Digital se tornou uma agenda essencial, estratégica e fundamental para a competitividade das empresas”.
Eduardo Terra, Presidente da SBVC
Muito além do e-commerce
Embora as áreas de maior investimento sejam e-commerce, omnichannel e experiência do cliente, o alcance da Transformação Digital vai além. Mais da metade dos varejistas entrevistados estão incorporando essa mudança nas áreas de operações e infraestrutura, enquanto 31% investem em ações na área logística.
De acordo com o estudo, a Transformação Digital no varejo não busca apenas aumentar a produtividade ou o crescimento imediato das vendas: 77% dos varejistas entrevistados afirmam que essa mudança também aumenta o engajamento dos consumidores.
Hoje, 32% dos varejistas acreditam estar bastante ou muito automatizados em suas atividades, enquanto 41% se consideram em um estágio mediano nesse processo. O estudo na íntegra pode ser baixado aqui.