China
O social commerce surgiu lá por volta de 2015, expandindo-se rapidamente para todo o país e tornando-se um setor do varejo com GMV de 1,2 trilhão de RMB (US$ 227 bilhões) em apenas quatro anos. Em 2018, representava aproximadamente 14% do e-commerce chinês, cerca de RMB 9 trilhões do país, atingindo mais de 300 milhões de consumidores.
Durante as live commerces, do Single´s Day de 2019, o Taobao Live do Alibaba vendeu RMB 20 bilhões (aproximadamente US$ 2.789.964.000) em apenas 24 horas. Douyin, Xiaohongshu e WeChat aderiram à onda, o que começou a alterar os padrões de consumo chineses.
Estados Unidos
As vendas através do social commerce nos Estados Unidos, via TikTok Shop, aumentaram 120% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2025, a plataforma foi liberada no México, Brasil e Europa. Nos EUA, são 47 milhões de compradores gastando US$ 32 milhões todos os dias. As mudanças no comportamento de compra dos americanos refletem o que já acontece na China há anos: a venda virou entretenimento e o entretenimento virou venda. Se for forçado a sair dos EUA, o TikTok supostamente mudará seu foco para Sudeste Asiático, Europa, Brasil e Japão.
O que vem para o Ocidente?
Na China, as compras foram integradas à cultura do entretenimento por meio do comércio social, e o mesmo está acontecendo no Ocidente. Essa linha entre conteúdo e comércio se confunde no TikTok Shop, criando um ecossistema no qual as compras online “casuais” são uma parte tão comum das rotinas de relaxamento e entretenimento quanto assistir à sua série favorita na tv, na Netflix, no Viki ou TV abera ou ler um livro.
À medida que o TikTok Shop se expande para o oeste, os comportamentos de compra no Oriente e no Ocidente estão convergindo, com a China fornecendo uma prévia do futuro do varejo ocidental.
O ecossistema de varejo da China, ancorado por plataformas como WeChat e Taobao, transformou a conveniência em cultura. Compra e checkout integrados a ecossistemas únicos reduzem cada etapa da jornada de compra a segundos. Agora, o TikTok Shop está treinando os consumidores ocidentais a esperar o mesmo, e isso provavelmente influenciará outros comportamentos de compra do varejo, desde compras em lojas físicas até o e-commerce.