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Superapps: case do Magalu - do varejo à criação de um ecossistema digital

Por: Cláudio Dias

Co-founder e CEO da Magis5

Co-founder e CEO do Magis5, possui vasta experiência em varejo e e-commerce. Formado em Direito e com MBA, também tem uma formação consolidada em gestão e governança de empresas tech.

A constante evolução da tecnologia faz com que cada vez mais a cultura de consumo mude. Independentemente do setor, a busca por soluções que demandam menos tempo tanto para consumidores quanto para aqueles que vendem é feita diariamente por empresas que querem impactar a sociedade em que estão inseridas.

Em poucos anos, o e-commerce já sofreu diversas mudanças, seja por fatores políticos, econômicos e externos de sua área, seja por ferramentas digitais – como novas redes sociais – que mudaram e, assim, moldam a maneira como os varejistas vendem.

Os aplicativos são um exemplo disso. Um marketplace ou uma empresa em si ter um aplicativo próprio já não é mais inovador. Afinal, o consumidor tem tantas opções a seu dispor que sua atenção se fragmenta e cabe ter soluções que o façam direcionar seu foco para a sua marca.

De tal maneira, temos visto mais e mais superapps aparecendo para que os usuários não precisem migrar de aplicativo para aplicativo a fim de realizar funções que os desviem da marca e, como consequência, a possibilidade de perder uma venda.

O Magazine Luiza tem um dos superapps mais promissores do Brasil e, neste artigo, analisaremos e entenderemos um pouco mais sobre o assunto. Mas, primeiro, o que é um superapp?

O que é um superapp?

Um superapp está além de um aplicativo com uma função específica.

Um superapp é, de maneira simples, um aplicativo que não se limita a uma única função e que se enquadra em múltiplos segmentos do mercado.

Através dessas plataformas, o usuário tem diversas utilidades a seu dispor, com serviços variados e que se baseiam em quatro pilares:

    Tais pilares foram ditos por Daniel Braga, product manager do Magalu e especialista no desenvolvimento de produtos digitais, através do podcast “Papo de Seller”.

    Eles se baseiam em criar vários pontos de contato com o seu usuário para que ele não tenha a necessidade de sair da plataforma, seja para interagir, comprar, vender, reservar algum serviço etc.

    Um exemplo internacional de sucesso é o superapp WeChat desenvolvido pela Tencent e que tem uma forte presença na China.

    O WeChat se iniciou como uma rede de envios de mensagens como o WhatsApp. Contudo, ao longo dos anos, tornou-se um superapp com uma grande gama de recursos e uma ferramenta indispensável para seus usuários. Através de seu aplicativo, o usuário pode desde marcar consultas médicas a vender produtos, realizar transferências ou até reservar uma hospedagem em um hotel.

    Outro ponto para se discutir é como os serviços financeiros conseguem descentralizar o poder monetário que antes os grandes bancos tinham, tornando os pagamentos e as transferências mais democráticos e simples.

    O desenvolvimento do superapp Magalu

    O superapp do Magalu é um dos maiores destaques nos últimos anos para o setor de e-commerce.

    O Magazine Luiza, agora somente Magalu, é conhecido por ser uma das maiores varejistas do Brasil com muitos anos de atuação e com milhares de lojas físicas espalhadas pelo país.

    Todavia, nos últimos anos, a empresa vem investindo fortemente na inovação e na tecnologia, com um setor próprio designado para tal, o LuizaLabs.

    Além de ser um dos e-commerces com mais acessos mensalmente no país, o Magalu Marketplace está buscando se expandir em diversos segmentos ao comprar outras empresas e startups como a KaBum!, do ramo de games, Época Cosméticos, do setor da beleza, Jovem Nerd, Aiqfome, entre outras.

    Em um levantamento global realizado pelo App Annie, o superapp Magalu foi um dos mais baixados do mundo em 2019, aparecendo na lista na categorias de e-commerce e finanças.

    Essas aquisições se tornaram essências com a chegada de seu superaplicativo, que conta com múltiplos serviços e categorias de produtos. Vamos ver um pouco mais agora suas funcionalidades.

    Magalu Pay

    Além das demais categorias, o aplicativo fornece sua fintech, o Magalu Pay, que é uma conta digital gratuita que pode ser acessada através do superapp.

    Com o Magalu Pay, o usuário pode realizar o pagamento de contas, transferências monetárias, a possibilidade de ganhar cashback em suas compras, e utilizar o saldo na própria plataforma, a qual também disponibiliza o depósito via Pix.

    A empresa também oferece seu cartão de crédito, que possui o sistema de cashback.

    Portfólio de cursos educativos

    O aplicativo também possui um espaço reservado à educação com um portfólio de cursos online da ComSchool, uma das aquisições do Magazine Luiza.

    Há diversas áreas, desde gestão, empreendedorismo e branding à arte, com preços variados e acessíveis. Tanto os usuários do aplicativo quanto os sellers podem usufruir desses materiais.

    Compra Junta

    O Compra Junta tem o objetivo de ter o efeito social citados no pilares acima. A sua principal função é incentivar o usuário a compartilhar determinada oferta para, assim, garantir altos descontos em produtos de seu interesse com a compra em grupo.

    De tal maneira, a pessoa compartilha em suas redes sociais com seus amigos e colegas, e o superapp ganha maior envolvimento nessa relação ao trazer benefícios a eles, ganhando maior relevância e aquisição de vendas e clientes.

    Diferenças competitivas e forças do Magalu

    Os superapps normalmente se iniciam de um ponto -como o WeChat, uma rede social de mensagens e que, por conta disso, teve destaque no âmbito de interações entre usuários para depois se aprimorar nos demais segmentos da plataforma

    No caso do Magalu, como é originalmente uma empresa de varejo, o seu forte continua sendo a venda de mercadorias, mas agora com diversas categorias, e entender suas forças na logística, multicanalidade etc. faz com a empresa abra novas possibilidades e aumente seu valor.

    Dessa maneira, o seu ecossistema trará o que é realmente importante e relevante baseado pelo que foi criado, atendendo a necessidades e dores não somente de compradores, mas de seus vendedores parceiros.

    Como recentemente, quando o Magalu estava sorteando diariamente Pix de R$200,00 para os usuários de seu superaplicativo, aumentando a quantidade de downloads e de pessoas interessadas na plataforma.

    O que os vendedores parceiros do Magalu Marketplace ganham com o superapp?

    O avanço do superapp do Magalu traz benefícios ao lojista parceiro da plataforma?

    O Magalu recentemente atingiu a marca de 200 mil sellers em sua base, e esse aumento está ocorrendo de maneira rápida, tendo em média dez mil vendedores novos por mês, segundo a própria companhia.

    Os benefícios de vender em um marketplace para lojistas são diversos, tanto para aqueles que estão iniciando quanto para os que já têem mais experiência no mercado, sendo os principais: maior alcance do público, maior suporte tecnológico e maior confiança do público.

    Mas, para além disso, com o desenvolvimento contínuo do superapp, o lojista do Magalu Marketplace terá a possibilidade de possuir mais pontos de contato com seu público. Afinal, o objetivo do aplicativo é que o usuário permaneça mais tempo na plataforma, o que pode garantir mais chances de ele o encontrar.

    Usufruir de ferramentas de marketing, a inteligência de dados fornecida pela plataforma e os serviços logísticos que se utilizam das lojas físicas do Magalu como centros de distribuição são pontos que também estão sendo aprimorados para melhorar a experiência de consumo e que beneficiam o seller na conquista de novos clientes.

    Contudo, com o aumento da concorrência na plataforma, também é necessário a contínua aprimoração dos vendedores para atrair mais clientes à sua loja, tendo anúncios com boas descrições, produtos de qualidade, atendimento eficiente, participar dos programas de frete gratuito e, assim, aumentar a reputação na plataforma.

    Quais são as expectativas para o superapp Magalu?

    Este ano, apesar de muitas variações que afetaram as vendas, como economia, endividamento de famílias brasileiras, inflação alta, entre outros fatores, o último trimestre do ano promete boas expectativas com Copa do Mundo, Black Friday e Natal próximos. O superapp do Magalu, na data deste texto, já está com tema das cores do Brasil para aumentar seu envolvimento com o público.

    Porém, ao pensar em seus próximos passos, a empresa pretende que todo seu aplicativo e seus serviços como um todo se tornem um ecossistema, tornando-a mais do que uma varejista.

    O Magazine Luiza deseja ampliar mais seus serviços, seja atraindo mais criadores de conteúdo para sua plataforma, mais ferramentas, preços mais competitivos, cada vez mais tecnologias e expansão de seus meios de atuação.

    Os próximos anos prometem que mais empresas trarão superapps para competir entre si, e cabe ao Magalu melhorar seus pontos competitivos e atrair mais usuários através do efeito social, tornando-se mais relevante e tendo mais impacto nos hábitos de consumo do brasileiro.

    Portanto, os vendedores devem esperar mais benefícios por vender no Magalu Marketplace, que, além do investimento em tecnologia e inovação, possui notoriedade em seu marketing e branding através da Lu, influencer e personalidade da marca, que está em todos os canais de comunicação, seja mídia online ou offline.