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Magalu atinge a marca de 200 mil sellers no marketplace

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Magalu atingiu a marca de 200 mil sellers em seu marketplace. Atualmente, as vendas de produtos de terceiros (3P) representam 36% das vendas online da companhia. Em um ano, o Magalu dobrou o número de sellers. Segundo a companhia, são 10 mil novos vendedores adicionados à plataforma por mês, cinco vezes mais que em 2020. 

“Estamos mostrando ao varejo analógico que vender pela internet é um caminho sem volta, seja qual for o tamanho do negócio, e muito mais simples do que as pessoas pensam”, afirma Leandro Soares, diretor executivo de marketplace do Magalu.

A maior parte dos 200 mil sellers da companhia começou a vender graças ao Parceiro Magalu, programa de digitalização de pequenos e médios negócios, criado em 2020, logo após o início da pandemia de Covid-19. 

A Caravana Magalu começou em maio deste ano. Imagem: Divulgação

As lojas físicas também desempenharam um papel fundamental para a empresa atingir a marca. Atualmente, são responsáveis por trazer seis a cada dez novos varejistas analógicos para o marketplace. Os vendedores atuam como recrutadores de novos varejistas, além de tirar dúvidas sobre a operação no marketplace.

De acordo com o Magalu, desde agosto do ano passado, as lojas vêm se transformando em uma espécie de agência dos Correios, onde o seller pode despachar os produtos vendidos a seus clientes por meio da malha logística do marketplace. “Queremos que o varejista local enxergue nossa loja como aliada, que o ajudará a vender por todo o Brasil, não como uma competidora”, diz Soares.

Caravana do Magalu

Em maio deste ano, a companhia iniciou a Caravana Magalu, que vai percorrer o país para levar conhecimento ao varejista que pretende começar a vender pela internet e àquele que quer explorar melhor as oportunidades do comércio eletrônico. 

A Caravana Magalu iniciou a jornada de prospecção de sellers por Maceió (AL) em maio. Além de visitar o comércio da cidade, a Caravana realiza uma grande feira de empreendedorismo, que inclui uma palestra de Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magalu. O próximo destino será João Pessoa (PB), onde a equipe da companhia prepara uma feira de negócios para o dia 14 de julho. 

Segundo a empresa, todos os sellers são empresas ou empreendedores formais, ou seja, representam CNPJs verdadeiros e ativos verificados pela companhia. Para vender pela plataforma do Magalu, os varejistas também têm de aceitar as regras da companhia, que não aceita produtos sem a emissão de nota fiscal eletrônica e proíbe itens piratas, falsificados e roubados.

Hoje, moda é a maior categoria em número de sellers, cerca de 45 mil, seguida de utilidades domésticas, construção, alimentos e bebidas, produtos automotivos, beleza e perfumaria. 

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