Logo E-Commerce Brasil

Magento e você: uma parceria de sucesso!

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Por Galleger Ilhe, Diretor Comercial da Bis2Bis Comércio Eletrônico

A plataforma Magento, líder no mercado de sistemas para e-commerce está se tornando cada vez mais conhecida, divulgada e valorizada no comércio eletrônico.

Sua primeira versão foi lançada em agosto de 2007. Desde então, a Bis2Bis acompanha de perto o processo de constante evolução da plataforma, que não para de crescer, inovar e ganhar destaque no cenário mundial.

A empresa de Roy Rubin, inicialmente conhecida como Varien, se destacou desde o início como uma plataforma relevante no mercado em que atuava. Como parte da estratégia para fixar sua empresa como referência, a equipe de Rubin sempre fez uso eficiente e pesado de blogs para divulgar informações sobre o mercado e suas tendências. Postando com regularidade e qualidade, eles garantiam a presença nos feeds de notícias de seus clientes e parceiros, fazendo com que o interesse e a atenção dedicados a eles fossem sempre altos.

Com esse espírito de comunidade, foi uma consequência natural fazer do Magento um sistema open source. Além da atenção que a comunidade desenvolvedora já dedicava ao sistema, Rubin e seu parceiro, Yoav Kutner, aproveitaram toda a experiência acumulada em anos de trabalho de consultoria, ou seja, tendo contato direto com os problemas e as expectativas do seu mercado consumidor, para direcionar ainda mais o foco do projeto, garantindo que, se ele não saísse de produção como uma ferramenta completa, ele teria possibilidade de ser expandido para chegar aonde quer que fosse preciso.

A natureza open source é uma importante característica do Magento nessa empreitada para satisfazer diversos tipos de clientes e situações. Usando sua estrutura aberta e modular, é possível adaptá-lo virtualmente a qualquer necessidade. Quando se chega a uma situação que cai fora do escopo previsto para o sistema original, é possível alterar a sua programação ou simplesmente adicionar uma extensão pré-programada para determinada função. É dessa maneira que a Bis2Bis consegue atender, de forma única, às mais de 600 lojas virtuais de médio e grande porte desenvolvidas em Magento, com capacidade total de aprimoramento e customização, capaz de atender às necessidades de qualquer nicho de mercado.

Essa abertura para mudar a configuração e o encaixe das partes do sistema possibilitou um de seus recursos mais interessantes: a gerência de múltiplas lojas a partir de um único painel administrativo. Essa particularidade pode ser usada de formas diferentes, sendo a mais comum o estabelecimento de versões de um site em várias línguas distintas. Ainda no tema de recursos de facilitação para operação global, o Magento possui suporte nativo para o uso de múltiplas moedas e taxas de impostos, recursos fundamentais para quem planeja exportar sem maiores empecilhos. Essa característica permite que a Bis2Bis expanda cada vez mais suas fronteiras, conquistando clientes e parceiros de outros países e continentes.

O cuidado e a atenção dedicados à eficiência de operação que a Magento demonstra se estende aos seus recursos de marketing digital.  A otimização para mecanismos de busca – o SEO – é parte integrante da estrutura do sistema, assim como um gerador de URLs amigáveis, para facilitar a indexação e futuras referências ao seu conteúdo.

Como líder do mercado de plataformas para e-commerce, o Magento despertou a atenção de gigantes da área, como o ebay, que em fevereiro de 2011 adquiriu 49% da sua empresa desenvolvedora. Não contente com esse passo, junho deste ano o ebay adquiriu 100% do capital da Magento Inc. e anunciou a sua inclusão à sua iniciativa X.Commerce, um sistema operacional completo para comércio digital.

Com sua relevância cada vez mais evidente, o Magento se tornou a maior plataforma de e-commerce do mundo, e se destaca cada vez mais como a melhor opção para a construção de lojas virtuais de ponta, bem estruturadas, totalmente customizadas e focadas na usabilidade.

Todos os direitos reservados. Não é permitida a publicação parcial ou total.