Você sabe como a logística reversa de pós-venda é importante para um e-commerce de sucesso? Os consumidores fazem suas pesquisas, mas o preço está longe de ser o único item avaliado. Uma empresa pode até ter os melhores preços, mas se o atendimento de pós-venda for ruim, dificilmente o usuário voltará a adquirir produtos.
Por isso, todas as lojas devem se preocupar em agradar o consumidor também na logística de pós-venda. Neste texto, você entenderá o que é essa estratégia, quais são os benefícios da integração e as melhores dicas para não errar nesse momento. Boa leitura!
O que é logística reversa?
A logística reversa é a estratégia de pós-venda caracterizada pelo retorno de produtos vendidos que, por algum motivo, precisam retornar para a empresa. Dessa forma, eles não foram utilizados ou tiveram pequena utilização.
Um dos principais motivos é quando o consumidor não se sente realizado com a compra ou mesmo por problemas com a mercadoria. Além disso, pode ser que um pedido tenha apresentado algum tipo de erro e o item enviado foi diferente do que o usuário pediu.
Com um atendimento integrado, o consumidor se sente seguro ao fazer as compras, já que saberá quais são as etapas para eventuais devoluções, compreendendo que ele mesmo poderá monitorar os passos da devolução até o estorno do pagamento.
Quais são os benefícios?
Os principais benefícios de contar com a logística pós-venda são:
- agregar valor aos produtos, uma vez que as devoluções são realizadas de maneira clara e efetiva;
- aumentar as chances de fidelização dos consumidores, uma vez que suas demandas e necessidades são atendidas;
- melhorar a comunicação com o consumidor, entendendo melhor os seus desejos e dificuldades ao realizar a compra.
Quais são as melhores dicas?
Quer saber as melhores dicas para proporcionar um bom serviço para seus consumidores? Então, veja agora as principais.
Não cobrar pela logística reversa
Caso você informe que os custos com a logística reversa ficarão a cargo do consumidor, a insatisfação dele aumentará ainda mais. Por esse motivo, arcar com esse ônus pode compensar bastante no futuro, uma vez que a empresa passará a imagem de uma marca confiável e responsável.
Pedir avaliação do consumidor
Pedir para que o consumidor avalie todo o período de pós-compra, bem como a satisfação geral, é uma forma de rever pontos que não ficaram muito claros para eles. Além disso, é possível otimizar processos para deixá-lo ainda mais satisfeito com serviços prestados.
Ter as políticas de troca e devolução bem claras no site
Os consumidores devem encontrar facilmente quais são as políticas de troca e devolução no seu site. Caso contrário, além da insatisfação, é possível que a empresa tenha que arcar com processos judiciais.
Pense em usar e-mail marketing e postagem nas redes sociais para ajudar e alertar os consumidores das políticas empresariais para troca e devolução. Com isso, menor será a insatisfação.
Monitorar quais são os motivos para as devoluções e trocas
Embora a devolução não necessite ter um motivo específico, monitorar os motivos dará mais informações para que a empresa consiga diminuir os problemas que levam o usuário à devolução ou à troca.
É por falta de informação disponível no site? Então, um bom caminho é fazer vídeos explicativos e usar imagens claras.
Agora que você sabe a importância de ter uma logística de pós-venda bem-feita, é hora de otimizar os serviços de troca e devolução da sua empresa. Procure pelas melhores empresas de logística para ajudá-lo nesse momento.