É de extrema importância que uma empresa invista e otimize seus processos em logística. Contudo, o fluxo reverso, também conhecido como logística reversa, também deve ser planejado. Apesar de ser um serviço que idealmente as empresas não deveriam utilizar, ele pode se mostrar essencial em muitos aspectos.
Conheça a importância da logística reversa em áreas urbanas, como as empresas podem implementá-la e quais são os seus benefícios. Confira:
O que é a logística reversa?
É o processo que trata, como o próprio nome diz, do fluxo reverso dos materiais — ou parte deles e suas embalagens. Ou seja, é a coleta no ponto de destino e a entrega no ponto de origem, ou em pontos intermediários.
O conceito da logística reversa em áreas urbanas vai além do relacionamento com os clientes e das políticas de trocas e devoluções. Ele trata também da coleta de resíduos e embalagens que podem ser reutilizados ou reciclados. Dois exemplos clássicos que podem ser citados no caso da logística reversa são:
- A coleta das embalagens de bebidas, que são recolhidas nos pontos de vendas e retornam para as indústrias para a reutilização;
- A coleta de outras embalagens, como o papelão, que são entregues em pontos intermediários que serão os responsáveis pela reciclagem.
Leia também: Opções no mercado ajudam a reduzir custos de logística no e-commerce
Como as empresas podem aplicar a logística reversa em áreas urbanas?
Antes de aplicar a logística reversa em sua empresa, é preciso garantir que o processo seja bem estruturado e formalizado. Assim como o fluxo normal da logística é planejado, executado e controlado, a logística reversa também deve ser.
Outro ponto que se diferencia do fluxo normal da logística é a frequência de transporte — ela pode variar dependendo da natureza dos materiais ou do tipo do fluxo. No caso de devoluções, por exemplo, a frequência de coletas será consideravelmente menor se comparado ao fluxo logístico normal. Também é necessário fazer a definição de qual ou quais transportadoras serão utilizadas na execução do processo.
Quais são os principais benefícios da implementação do fluxo reverso?
Há uma série de vantagens em disponibilizar a troca ou a devolução de itens que deixaram os clientes insatisfeitos. Além disso, esse é um direito assegurado em lei pelo Código de Defesa do Consumidor. Veja outros benefícios da logística reversa para o seu empreendimento:
Fazer a coleta e a entrega com rapidez representam um bom diferencial, e trabalhar com uma transportadora terceirizada que faça esse serviço com máxima eficiência deixará os consumidores mais satisfeitos, como você pode notar pelos benefícios a seguir.
Satisfação do cliente
A princípio, podemos falar a respeito da satisfação de seus clientes. Devoluções ou trocas normalmente são foco de estresse nas relações comerciais. A logística reversa contribui para garantir que todo o processo de devolução até o envio de uma nova mercadoria ao cliente será realizado por conta da empresa.
Em empresas de e-commerce, esse serviço é ainda mais importante, uma vez que os clientes não possuem uma loja física para a qual possam se dirigir e efetuar as trocas.
Redução de custos
Por mais que a empresa tenha que arcar com os custos da devolução do produto feita pelo cliente (ou o envio de um novo produto, no caso das trocas), os valores desses envios ainda são considerados pequenos perto dos prejuízos de um cliente insatisfeito.
Uma logística reversa má executada pode danificar a reputação do e-commerce, já que proporciona uma experiência ruim e bem inconveniente. Ou seja, o melhor a se fazer é assegurar os direitos da clientela e garantir um bom serviço.
Vantagem competitiva
Quando o cliente sabe que tem seus direitos respeitados pelo e-commerce, ele tem a certeza de que vai conseguir realizar a compra de forma descomplicada, caso queira devolver ou trocar o produto. Essa flexibilidade acaba sendo muito estimulante para fechar a venda, e o consumidor pode até retornar em outro momento para fazer outro pedido.
Logo, o fluxo reverso se torna uma boa vantagem competitiva frente aos concorrentes que só desejam vender e lucrar.
Melhor experiência do cliente
Quando algo no pedido não sai conforme o planejado, isso já frustra o usuário. Contudo, ao oferecer um excelente atendimento e que busca caminhos para solucionar a questão com agilidade, o cliente já vê com outros olhos esse “problema”.
Portanto, investir no pós-venda e ter o fluxo reverso bem organizado é fundamental para a retenção e a fidelização, aumentando a base de clientes, uma vez que eles perceberão que são tratados com todo cuidado.
Aperfeiçoamento da logística
Para que o processo de logística reversa seja efetivo, há muitos fatores envolvidos. É preciso fazer o gerenciamento de estoque, o controle da gestão, a fiscalização do transporte dos produtos e muitos outros detalhes.
Primeiramente, faça a definição das políticas de devolução e troca, o tempo do ciclo reverso e demais etapas. Com cada fase bem estabelecida, será muito mais fácil administrar o fluxo.
Sustentabilidade
Outro ponto que costuma ser muito discutido diz respeito à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente. A logística reversa em áreas urbanas contribui para a coleta e a destinação correta de produtos e embalagens que não serão utilizados mais no processo normal.
As empresas podem se valer desse processo inverso para melhorar a sua imagem no mercado, posicionando-se como uma empresa que adota processos sustentáveis.
Como funciona a logística reversa dos Correios?
Nos e-commerces que utilizam o serviço de entrega dos Correios, a logística reversa também é efetuada pela operadora. Porém, para enviar o pedido de volta, há um longo caminho.
Primeiro, é preciso entrar em contato com a loja para saber qual o procedimento. Depois, o consumidor deve se deslocar até uma agência, pagar pela embalagem e enviar para o destinatário. Após isso, o envio passa por uma análise que só terá algum retorno em sete dias ou mais.
Conclusão
Como é possível ver, a logística reversa em áreas urbanas desempenha um papel importante que vai desde a prática do processo de devolução até a adoção de políticas de sustentabilidade e a adequação às legislações voltadas para o meio ambiente.
A escolha do e-commerce sobre qual será a transportadora dos pedidos de seus clientes está diretamente ligada à imagem que eles terão da sua empresa. As falhas na logística recairão sobre a loja, então a melhor maneira para evitar isso é fazer essa escolha a dedo.
Apesar de as empresas terem de se preocupar com a sua logística normal para não precisar utilizar o processo inverso, o ideal é que exista um planejamento que garanta um fluxo reverso eficaz quando ele se fizer necessário. Assim, é mais fácil para se ter um e-commerce de sucesso.
Leia também: Como os varejistas podem sobreviver à “Era Amazon”?
Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br