Com um toque de descontração, no primeiro dia de conferência do E-Commerce Brasil Wine Summit, o professor Silvio Meira destacou que a inovação vai muito além das novas tecnologias.
Para ele, a inovação depende de uma mudança de comportamento – tanto das pessoas quanto das empresas. Ele falou sobre a famosa “destruição criativa”, o ciclo em que coisas novas surgem e mudam o mercado, obrigando as empresas a evoluírem. E isso, segundo ele, pode acontecer aos poucos ou de forma acelerada.
Vivemos em uma era de transformações profundas na maneira como interagimos, nos comunicamos e participamos da vida política. O advento do espaço figital – uma fusão complexa das dimensões física, digital e social da realidade – trouxe não apenas novas oportunidades para o engajamento cívico, mas também desafios sem precedentes para nossos sistemas democráticos.
Silvio Meira
A tendência é que as empresas criem suas próprias redes. E o marketing, nesse cenário, assume o papel de construir os efeitos de rede: quanto mais participantes (nós) e mais conexões entre eles, maior o valor para cada um e para toda a rede como um todo.
Ecossistema
Toda empresa estará imersa em um ecossistema/comunidade, seja próprio ou de terceiros. Um ecossistema de negócios é uma comunidade de atores conectados em rede, relacionados por atividades interdependentes, mas alinhados por interações necessárias para materializar a proposta de valor coopetindo, garantindo sobrevivência e sucesso mútuos.
De acordo com o professor, “o seu problema é acompanhar a sua comunidade“. Nas interações, temos que falar de relacionamento e de conexões.
Não basta ter uma empresa isolada. As plataformas digitais estão abrindo espaço para novos modelos de negócio. Esse movimento não só gera mais oportunidades, como também cria desafios para quem está no jogo.
“Agilidade é tudo”
Por fim, as empresas precisam ser rápidas para tomar decisões. Empresas que tomam decisões em até 1 hora têm 80% de chance de sucesso, enquanto empresas que tomam decisões após mais de 5 horas reduzem suas chances de sucesso para menos de 20%.
Para quem estava na plateia, a mensagem foi clara: é hora de olhar para as comunidades digitais e entender as 3 dimensões: física, digital e social.