Logo E-Commerce Brasil

As novas estratégias do marketing para o mundo figital, segundo Silvio Meira 

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Silvio Meira palestrando no primeiro dia do Fórum E-Commerce Brasil 2023
Imagem: Silvio Meira palestrando no primeiro dia do Fórum E-Commerce Brasil 2023

Na última terça-feira (25), primeiro dia do Fórum E-Commerce Brasil 2023, Silvio Meira, chief scientist na the digital strategy company, discorreu sobre o papel do marketing no desenvolvimento de estratégias para empresas. Na abertura de sua palestra, Meira afirmou acreditar que todo o processo de negócios deve ser compreendido como um esforço integrado para satisfazer as necessidades das pessoas. 

Para o palestrante esse é o principal desafio do marketing.

Dentro da área de marketing, três questões iniciais são abordadas: cuidar das experiências, prezar pelo engajamento e entender que os consumidores de uma marca não são, em primeiro lugar, consumidores, mas sim pessoas. Ao final, o marketing deve ser entendido como o esforço para satisfazer. 

“A estratégia de todos os negócios devem ser feitas de fora para dentro”, sinaliza Meira. O contexto para o desenvolvimento de uma estratégia deve ter como foco as pessoas envolvidas e afetadas diretamente por elas. 

O novo mundo 

No contexto atual, a integração do mundo físico ao mundo digital é uma realidade crescente. A principal alteração será a incorporação do mundo digital como uma extensão do mundo físico. 

Os mercados e negócios vêm sendo transformados. De acordo com o especialista, a revolução figital se desenvolve com a criação de produtos em fluxos, a realidade do consumidor é a vida em rede visando uma maior agilidade. Para tanto, é necessário que o marketing esteja atento e adaptado. 

O cientista defende que cada vez mais “o marketing articula a própria estratégia de descobrir, criar e capturar valor”. 

Finalizando, acerca do marketing do futuro e como transformar as empresas para a nova realidade algumas dicas são ressaltadas por Meira: 

– Desenvolvimento de sistemas em fluxos; 

– Redes narrativas;

– Plataformas e efeitos de rede;

– Simplificação de ecossistemas;

– Estratégia e negócios devem ser unidas, misturadas;

– Redesenhar a arquitetura;

– Reestruturação da organização;

– Tempo praticamente real de interações;

– Ambiente, estratégia, interações, operações e unificação (AEIOU);

– Pessoas com experiências práticas e educação teórica.