Na última terça-feira (25), primeiro dia do Fórum E-Commerce Brasil 2023, Silvio Meira, chief scientist na the digital strategy company, discorreu sobre o papel do marketing no desenvolvimento de estratégias para empresas. Na abertura de sua palestra, Meira afirmou acreditar que todo o processo de negócios deve ser compreendido como um esforço integrado para satisfazer as necessidades das pessoas.
Para o palestrante esse é o principal desafio do marketing.
Dentro da área de marketing, três questões iniciais são abordadas: cuidar das experiências, prezar pelo engajamento e entender que os consumidores de uma marca não são, em primeiro lugar, consumidores, mas sim pessoas. Ao final, o marketing deve ser entendido como o esforço para satisfazer.
“A estratégia de todos os negócios devem ser feitas de fora para dentro”, sinaliza Meira. O contexto para o desenvolvimento de uma estratégia deve ter como foco as pessoas envolvidas e afetadas diretamente por elas.
O novo mundo
No contexto atual, a integração do mundo físico ao mundo digital é uma realidade crescente. A principal alteração será a incorporação do mundo digital como uma extensão do mundo físico.
Os mercados e negócios vêm sendo transformados. De acordo com o especialista, a revolução figital se desenvolve com a criação de produtos em fluxos, a realidade do consumidor é a vida em rede visando uma maior agilidade. Para tanto, é necessário que o marketing esteja atento e adaptado.
O cientista defende que cada vez mais “o marketing articula a própria estratégia de descobrir, criar e capturar valor”.
Finalizando, acerca do marketing do futuro e como transformar as empresas para a nova realidade algumas dicas são ressaltadas por Meira:
– Desenvolvimento de sistemas em fluxos;
– Redes narrativas;
– Plataformas e efeitos de rede;
– Simplificação de ecossistemas;
– Estratégia e negócios devem ser unidas, misturadas;
– Redesenhar a arquitetura;
– Reestruturação da organização;
– Tempo praticamente real de interações;
– Ambiente, estratégia, interações, operações e unificação (AEIOU);
– Pessoas com experiências práticas e educação teórica.