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Roupas e acessórios retomam liderança como itens mais desejados por consumidores

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Roupas e acessórios voltaram ao topo das categorias mais desejadas, conforme apontado pela terceira edição do Índice de Desejo de Compra da Buzzmonitor. A análise, baseada em 603.611 publicações realizadas entre 1º e 30 de novembro de 2024 no Bluesky e X (antigo Twitter), revelou que a categoria de moda representou 20% das menções, um crescimento de seis pontos percentuais em comparação ao estudo anterior.

Entre os itens mais mencionados, camisas lideraram com 35%, seguidas por vestidos (20%), calças (15%), blusas (10%) e tênis ou sapatos (8%).

Imagem: reprodução

No ranking de marcas, a Shein se manteve no primeiro lugar pelo segundo mês consecutivo, concentrando 30% das menções. Em seguida, destacaram-se Renner (22%) e C&A (18%), que entraram pela primeira vez no ranking. Zara, presente desde o início da série de estudos, obteve 12%, enquanto Hering, também estreante, fechou o top 5 com 6%.

A categoria de eletrônicos ficou em segundo lugar, com 17% das menções. Entre os produtos mais desejados, o Kindle ocupou a liderança (30%), seguido por iPhone (15%) e PlayStation 5 (12%). Já alimentos e bebidas mantiveram a terceira posição, representando 12% das menções. Os itens mais citados foram açaí (35%), sorvete (25%) e chocolate (15%).

Os artigos para o lar reapareceram no radar dos consumidores em novembro, após um mês de ausência, ocupando o penúltimo lugar no top 10 com 3% das menções. Os itens mais comentados foram cadeira (16%), mesa (15%) e sofá (10%). Entre os varejistas, lideraram Amazon (17%), Shopee (10%), Mercado Livre (10%), Americanas (7%) e Leroy Merlin (5%).

Os produtos pet estrearam no ranking com 2% das menções. Ração (85%) e itens de higiene (10%) dominaram as preferências, com a Petz como marca mais citada, concentrando 48% das publicações que mencionavam marcas do segmento.

Comportamento de consumo

O estudo destacou que as compras de fim de ano impulsionaram o volume de menções em novembro, que dobrou em relação a outubro. Termos como “Black Friday” e “Natal” apareceram em 4,1% das publicações, evidenciando a influência da sazonalidade nas intenções de compra.

Com uma metodologia baseada na identificação de expressões como “quero comprar” e “vou comprar”, o levantamento mostrou como a análise de dados e o uso de inteligência artificial são ferramentas poderosas para compreender o comportamento de consumo, oferecendo insights valiosos sobre as preferências dos brasileiros e as marcas que se destacam.