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Consumo de moda online: estudo traz insights e desafios para o e-commerce brasileiro

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Uma pesquisa da Opinion Box mostra que o Brasil tem o nono maior mercado de roupas e acessórios do mundo. E, para entender melhor como anda o consumo dos brasileiros nesta categoria, a pesquisadora realizou um estudo com mais de 2 mil pessoas de todo o país.

Nos últimos três meses, por exemplo, os produtos mais adquiridos foram calçados (51%), blusas (39%) e calças (34%). Na imagem a seguir, é possível acompanhar todas as categorias e as respectivas proporções de compras:

Outro ponto perguntado pela pesquisadora foi em relação ao gasto mensal sobre itens de moda, que ficou o seguinte:

Sobre a frequência de compra de itens de moda, a maior parte dos respondentes (31%) afirma que o faz entre 2 e 3 meses. Em seguida, com 23% das respostas, as compras ocorrem cerca de duas vezes por mês.

Há ainda quem adquira produtos por volta de duas vezes no mês (17%), uma vez na semana (8%) e raramente (7%). Uma parcela menor, de cerca de 3%, diz que as compras de itens de moda, como roupas, calçados e acessórios, ocorrem todos os dias.

Marcas mais conhecidas

Como haveria de ser, uma das pesguntas na pesquisa foi sobre as marcas mais conhecidas pelos consumidores brasileiros. Liderando a tabela, a C&A foi apontada como a princial por 84% das pessoas.

Quando o produto em questão pertence à categoria de calçados, a marca mais conhecida pelo consumidor brasileiro é a Havaianas, apontada por 92%.

E-commerce vs lojas físicas

Apesar da passagem do confinamento das pessoas em tempos de pandemia, tudo indica que as compras da categoria de moda via e-commerce seguem como as preferidas — 66% dos respondentes admitem comprar mais online do que presencial.

Curioso saber que 33% dos pesquisados dizem comprar, na maioria das vezes, em lojas físicas (e algumas vezes online), enquanto outros 33% alegam adquirir dando de forma online como física.

Decisão de compra

Ao analisar a gama de opções e a comodidade de realizar compras sem sair de casa, o estudo buscou compreender quais os principais fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores nesse segmento.

No entanto, quando a avaliação é sobre os principais fatores que afetam a escolha dos consumidores, as pessoas que compram de forma online alegaram:

Por outro lado, ao questionar os consumidores que não compram online, os principais motivos dessa decisão são:

Compra de moda internacional

É fato que as compras internacionais se popularizaram no país ao longo dos últimos anos. Tal qual os motivos de compra (ou não) de produtos de moda online, o estudo buscou entender os fatores que motivam as pessoas a comprar de sites de fora do Brasil.

Entre os respondentes, a grande maioria (53%) afirma que já comprou produtos de moda de fora e continuará a realizar esse tipo de aquisição. Para 21%, esse tipo de compra ainda não aconteceu, porém há o interesse de comprar em breve. Outros 17% dizem que já compraram, mas não têm interesse em comprar novamente — somente 9% não comprou e diz que não o fará.

Motivos de não comprar internacionalmente

Um dos grandes problemas das compras em sites internacionais, como mostrado aqui, são as traduções dos conteúdos. Infelizmente, os setores de moda são os que mais sofrem o impacto dos erros na comunicação: 28% dos entrevistados latino-americanos decidiram não comprar por conta disso. E os problemas, como mostrados a seguir, vão além das traduções:

Problemas de compras em sites internacionais

Quem já enfrentou problemas em compras de moda em sites internacionais, afirma que a taxação é o principal vilão dessa operação (47%). Prova disso é que 70% dos respondentes afirmam que são contra a taxação de produtos de moda para uso pessoal.

O estudo na íntegra pode ser baixado aqui.