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Estratégias de retenção de clientes no e-commerce: fidelização em um mundo digital

Por: Maria Julia Schiavão

Analista de Performance Pleno

Analista de Performance na Uappi, graduada em direito e certificada em todos os produtos do Google Ads e Analytics. Atua em campanhas de Google e Meta Ads, com experiência em análises de contas com altos investimentos e resultados.

O mundo digital oferece um grande leque de possibilidades de compras, seja na variedade de produtos ou de fornecedores. Por isso, um dos maiores desafios que enfrentamos é a fidelização do cliente ao e-commerce.

Com a popularização dos marketplaces, os usuários têm uma grande facilidade de comparar preços e realizar a compra dentro da própria plataforma – muitas vezes, o fornecedor em questão nem sequer é observado no momento de finalização da compra.

O mundo digital oferece um grande leque de possibilidades de compras, seja na variedade de produtos ou de fornecedores. Por isso, um dos maiores desafios que enfrentamos é a fidelização do cliente ao e-commerce.

Sabemos que a facilidade de vendas através de marketplaces traz diversos benefícios para quem vende online, justamente pela confiança oferecida anteriormente ao usuário. Porém, em conjunto com essa facilidade, vêm as taxas cobradas por venda realizada e a incerteza de que aqueles usuários darão preferência para os nossos produtos quando realizarem suas próximas compras.

Diante desse cenário, tornou-se necessário adotar estratégias que despertem o interesse do usuário em realizar suas compras dentro do e-commerce. Essas estratégias precisam ser completas, contemplando a fase de primeiro contato do público com a marca, todo o processo de decisão de compra até que enfim seja realizado o checkout.

Ofereça conteúdos relevantes

O interesse acontece a partir do momento em que o contato com o público se torna recorrente. Para que o contato exista, é importante que a marca se mantenha atualizada e em frequente comunicação. Essa comunicação precisa romper as barreiras do anúncio de produtos e promoções, entregando conteúdos de qualidade, que tragam informações relevantes e referências reconhecidas do nicho em questão, fazendo com que o usuário se mantenha engajado e crie vínculo com a marca.

Essa estratégia pode ser colocada em prática através das redes sociais, vídeos e blogs, por exemplo.

Essa fase trará o usuário para perto e será fundamental no processo de decisão. Quando temos o engajamento dos usuários, é possível anunciar nossos produtos e nossas promoções para o público correto, que já tem interesse de compra.

Entregue uma boa experiência do usuário no site

O primeiro contato do usuário com o site precisa proporcionar uma experiência simples, prática e intuitiva. É importante também que o conteúdo seja claro e que a velocidade de carregamento seja adequada.

Esteja atento à coerência das informações. Garanta que o usuário encontre no site a mesma oferta que tenha sido visualizada anteriormente em um anúncio ou rede social, por exemplo.

Certifique-se também de que todo o processo de finalização de compra esteja funcionando perfeitamente, desde o cadastro do usuário até a inserção dos dados para checkout.

Uma navegação fluida e sem imprevistos aumenta a possibilidade de realização da primeira e das próximas compras no e-commerce.

Comunique o diferencial

Quando falamos sobre vantagens, entramos no mundo das promoções, condições de pagamento, custos de frete, cashbacks, entre muitas outras possibilidades.

Esteja atento ao que está sendo oferecido pelo mercado e acompanhe as tendências. É importante que o e-commerce proporcione vantagens tão relevantes quanto o que está sendo praticado pelo concorrente, seja em termos de melhor preço ou de condições de parcelamento.

Acompanhe as tendências – algumas sazonalidades têm apelo maior para estratégias específicas, como o mês de março, no qual os fornecedores tendem a oferecer grandes quedas de preços e frete grátis em razão do dia do consumidor.

Ofereça benefícios fixos, explore as possibilidades de programas de fidelidade e cashback. Recursos adicionados diretamente ao e-commerce fazem com que o usuário realize novas compras para que possa usufruir do que ganhou comprando anteriormente.

Providencie cupons de primeira compra. Esse recurso é muito utilizado no mundo dos e-commerces e tem grande influência na decisão de compra, já que na maioria das vezes não o encontramos disponível em marketplaces e existe a possibilidade de ajustar o percentual ou valor de desconto de acordo com o que está sendo aplicado na concorrência.

Garanta que o e-commerce tenha melhores preços e condições em relação ao seu próprio produto que está sendo vendido no marketplace. Dessa forma, é possível eximir-se das taxas obrigatórias e aumentar a probabilidade de fidelização, uma vez que o site será lembrado em uma próxima oportunidade.

Analise os dados

É importante entender qual foi o resultado de cada ação realizada no e-commerce. Então, defina as metas e métricas de sucesso antes de iniciar cada processo e sempre analise qual foi o retorno e quanto investimento foi necessário para alcançar as metas. Dessa forma, é possível refinar suas ações, tornando-as cada vez mais certeiras.