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Como a automação pode influenciar no crescimento do e-commerce de moda e acessórios?

Por: Erika Martinez

Gerente de Marketing Protective Packaging da Sealed Air América do Sul. Formada em Negócios Internacionais com Master em Administração de Empresas - ênfase em marketing, trabalha há quase 20 anos contribuindo para o cumprimento de metas e implementação de estratégias comerciais e de marketing em importantes empresas dos setores de embalagens para os mercados de e-commerce, alimentos, bebidas e cosméticos na América Latina.

O segmento de moda e acessórios no Brasil é um dos que mais crescem e inovam todos os anos. Hoje, já somos o nono maior mercado dessa categoria no mundo, o que revela a potência de consumo e sua relevância no dia a dia dos consumidores.

Veja como a automação pode ajudar na eficiência operacional e na economia e sustentabilidade no segmento de moda.

No e-commerce, esse movimento é ainda maior. Novas lojas surgem todos os dias, bem como novos formatos de comunicação nas redes, trazendo experiências cada vez mais inovadoras e confortáveis para os shoppers. Não é à toa que 66% dos consumidores de moda no Brasil preferem comprar pela internet, de acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box. A motivação, em grande parte, é pelos preços mais atrativos.

Um dos pontos que chamam a atenção ao analisar os números do e-commerce em geral consiste na performance das pequenas e médias operações. Segundo a NuvemShop, esse grupo cresceu 23% em faturamento no último ano. Um dado que nos mostra o potencial das lojas online de menor porte.

Sabemos que, além do compromisso com a inovação no marketing e nas plataformas de vendas, é preciso um planejamento estratégico do processo logístico para a operação, por menor que ela ainda seja. É aqui que entra o papel da automação. Há quem pense que automação e tecnologia avançada sejam opções apenas para grandes players que atuam com altos volumes, mas quero destacar que hoje existem sistemas disponíveis para diferentes padrões e necessidades.

Um dos processos em que a automação pode trazer grande diferença para players de moda e acessórios é no empacotamento. Na jornada de consumo do e-commerce, a embalagem secundária é fundamental para a experiência de compra. E nesse quesito a automação traz grandes vantagens, das quais destaco duas:

Eficiência operacional

Sistemas 100% automáticos ou semiautomáticos otimizam a mão de obra e agregam agilidade à operação. Mesmo um equipamento de empacotamento de pequeno porte pode alcançar um volume de até 25 pacotes por minuto. Além da velocidade, a automação reduz o potencial de danos aos pacotes, o que impacta diretamente na experiência de compra, no bolso do seller e na sustentabilidade da operação, ao evitar reenvios.

Economia e sustentabilidade

A segurança do produto está diretamente relacionada ao seu correto dimensionamento na embalagem. No mercado de acessórios, em que os produtos são de tamanho reduzido e potencialmente mais frágeis, temos visto o uso de pacotes repletos de material para preenchimento de espaço, o que pode influenciar negativamente na experiência de compra. Para simplificar essa operação, sistemas de automação mais modernos permitem apenas o uso de material de embalagem necessário para empacotar aquele determinado produto, com a segurança necessária para evitar danos.

Dessa maneira, é possível economizar com material e ainda garantir uma operação mais sustentável por utilizar menos material de embalagem.

A tecnologia está à disposição para elevar o padrão das operações de e-commerce do mercado de moda e acessórios. Os sellers podem encontrar sistemas com diferentes níveis de automação, para distintos tamanhos de mercadoria e materiais de embalagem.

Para uma operação mais inteligente e produtiva, é recomendável que os varejistas busquem opções que sejam ajustadas à demanda de suas operações. Assim, em muitos casos, o retorno do investimento será conquistado em curto prazo.