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Como podemos combater a violação de embalagens no e-commerce?

Por: Erika Martinez

Gerente de Marketing Protective Packaging da Sealed Air América do Sul. Formada em Negócios Internacionais com Master em Administração de Empresas - ênfase em marketing, trabalha há quase 20 anos contribuindo para o cumprimento de metas e implementação de estratégias comerciais e de marketing em importantes empresas dos setores de embalagens para os mercados de e-commerce, alimentos, bebidas e cosméticos na América Latina.

A logística reversa pode ser considerada um pesadelo para muitos sellers no varejo digital. Afinal, além do custo com as operações de reenvio, o impacto muitas vezes pode alcançar a experiência de compra dos consumidores. Um levantamento da E-bit/Nielsen mostrou que a taxa de devoluções no e-commerce pode chegar até 30%. É muita mercadoria!

Dentre as razões que geram esse alto índice estão as perdas logísticas, problemas que podem envolver avarias nos produtos ao longo da jornada até o consumidor. Na América Latina, enfrentamos ainda uma particularidade diferente do que ocorre na Europa e nos Estados Unidos: a violação das embalagens por roubo. No Brasil, cerca de 10% das mercadorias são perdidas. Entre as causas estão violação e roubo, segundo dados Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (IBEVAR).

Conheça três estratégias que visam combater as violações e avarias nas mercadorias.

Acompanho esse mercado há mais de 15 anos e recentemente tenho percebido um aumento nessa queixa e, consequentemente, o crescimento da procura por embalagens mais resistentes e que possam apresentar evidências de abertura, justamente para colaborar com o enfrentamento desse cenário.

Diante do desafio imposto, além da busca por materiais de embalagens mais resistentes, torna-se necessária a realização de estudos junto a fornecedores de embalagens – estudos que envolvam testes e possam desenvolver e oferecer as melhores soluções de proteção de acordo com o perfil de cada mercadoria e de sua jornada até o cliente.

Olhando para as embalagens, proponho hoje três estratégias que visam combater as violações e avarias nas mercadorias:

Sistemas de segurança com evidências de violação
Opções de vedação que registram que o material sofreu tentativa de abertura já são uma realidade disponível para o mercado e podem colaborar com a segurança dos produtos durante a jornada logística. Esses sistemas podem apresentar vários níveis de evidências, como identificar que um envelope foi aberto e posteriormente fechado por fontes de calor. Existem ainda mailers que se quebram quando abertos, impossibilitando que sejam fechados novamente.

Material mais resistente
Seja plástico ou papel, a robustez dos pacotes é essencial para a segurança dos produtos. No caso de envelopes de proteção, por exemplo, o uso de mailers com sistema de amortecimento em bolhas e filme multicamadas oferece alta resistência a perfurações, rasgos e umidades, podendo, assim, até substituir o uso de caixas de papelão sem comprometer a segurança do produto – além de reduzir cubagem.

Segurança no design da embalagem
Sabemos que a embalagem é um forte meio de comunicação do produto ou do varejista com o consumidor. Aliás, todos os sellers devem usar esse potencial em seu benefício dentro de suas estratégias de branding. Aqui, porém, destaco que, quando falamos de itens de alto valor no contexto de segurança social enfrentado na América Latina, a proteção do item deve ser priorizada e, sendo assim, o design da embalagem pode ser simplificado, de modo que não haja destaque para determinada marca.

Esses são alguns caminhos que poderão ajudar no combate às violações de pacotes e, assim, reduzir os custos com operações de reenvio. Além disso, não poderia deixar de mencionar que investir em embalagens seguras é fundamental para gerar operações mais assertivas e, assim, mais sustentáveis, ao passo que processos de reenvio ampliam o impacto ambiental da operação.