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Quatro vantagens que as embalagens podem trazer para o e-commerce de moda

Por: Erika Martinez

Gerente de Marketing Protective Packaging da Sealed Air América do Sul. Formada em Negócios Internacionais com Master em Administração de Empresas - ênfase em marketing, trabalha há quase 20 anos contribuindo para o cumprimento de metas e implementação de estratégias comerciais e de marketing em importantes empresas dos setores de embalagens para os mercados de e-commerce, alimentos, bebidas e cosméticos na América Latina.

Dentre os mercados do e-commerce que mais passaram por transformações nos últimos anos, sem dúvida está o setor da moda. Se antes havia grande resistência do consumidor com medo de tal peça comprada online não vestir como esperado, hoje as plataformas digitais oferecem diferentes possibilidades para apresentar medidas e caimentos, como o sistema de provador virtual. Alguns até usam tecnologia de realidade aumentada.

Outro ponto que tem colaborado muito com o crescimento das vendas dessa categoria é o trabalho do marketing de afiliados. O sistema, que envolve pessoas físicas como revendedoras, fala com uma audiência segmentada e colabora para que os consumidores estejam mais próximos dos produtos e das marcas.

Mulher colocando peça de roupa em um envelope de papel
As embalagens podem trazer eficiência operacional com sistemas automatizados, fomentar a boa experiência para o consumidor e ainda tornar a operação mais sustentável.

Todo esse cenário é propício para que o setor continue avançando neste ano. Em 2022, houve crescimento de 15%, segundo dados da plataforma Admitad. Além disso, o setor liderou o ranking dos preferidos em compras online, segundo pesquisa da Melhor Envio. Para esse mercado, as datas comemorativas são períodos de grande atenção e oportunidade. Para se ter uma ideia, no Dia das Mães deste ano, o segmento de moda foi responsável por 22% de todas as compras feitas online, de acordo com a Admitad.

Quando falamos em grandes volumes, é essencial que o sistema logístico funcione bem, e aqui quero destacar o papel de um bom sistema de embalagens. Com ele, é possível avançar em produtividade, ampliar a comunicação de marca e, ainda, melhorar a experiência do consumidor. Abaixo listo algumas vantagens:

Automação e eficiência operacional

Com os sistemas de entregas se tornando cada vez mais rápidos, é imprescindível que os centros de fulfillment de moda contem com sistemas automatizados. Não dá para falar em agilidade sem automação. Sistemas de embale automáticos proporcionam melhor aproveitamento de material e podem otimizar mão de obra. Além disso, garantem padronização no fechamento dos pacotes e, assim, mais segurança, com ampla capacidade e tipos de configurações que chegam a até 100 pacotes por minuto.

Envelopes no lugar de caixas

Os envelopes de filme, também conhecidos como mailers ou envelopes de proteção, são um dos mais indicados para proteção de itens desse mercado, tendo em vista que já existem categorias altamente resistentes que garantem a integridade do produto durante sua jornada e oferecem conveniência para o consumidor ao simplificar a abertura. Os envelopes também já caíram no gosto dos consumidores. Estudo da SEE aponta que 80% dos consumidores ficam satisfeitos em receber seu pedido em mailers. A otimização do tamanho dos pacotes traz um benefício importantíssimo para diferenciação nesse setor de alta concorrência, a redução de cubagem e, com isso, a redução de frete. Mailers podem reduzir o custo do frete em até 35% em comparação com uso de caixas de papelão. Além disso, os envelopes podem oferecer possibilidade facilitada de devolução se houver a necessidade de para troca da mercadoria, por exemplo, evitando, assim, desperdício de mais material.

Oportunidade para comunicação da marca

Em todos os setores, ter uma embalagem personalizada eleva a experiência de compra para o consumidor, mas, no caso da moda, em que se aborda senso estético, o branding é muito importante. Nas operações de e-commerce, as embalagens como os mailers são uma excelente oportunidade de reforçar a identidade de marca e explorar campanhas temáticas, como em datas comemorativas. Mais de 30% dos consumidores dizem que as embalagens de compras online influenciam sua percepção sobre a marca, segundo dados da Keenpack.

Moda sustentável e as embalagens

A busca por produtos que tenham menor impacto no meio ambiente também faz parte dos hábitos de consumo no setor da moda. A moda sustentável ou moda circular tem possibilitado novos modelos de negócios que vão desde uso de algodão orgânico aos sistemas de brechós. Dados do Boston Consulting Group (BCG) mostram que esse segmento deve crescer de 15% a 20% até 2030 no Brasil. Para atender ao crescente nicho, as embalagens também precisam de inovação. No Brasil, os envelopes de proteção recicláveis ou com conteúdo reciclado já são uma realidade disponível no mercado e podem fomentar uma operação mais sustentável.

A partir da boa perspectiva para esse mercado, é essencial garantir diferenciação, e as embalagens são ótimas parceiras nessa jornada, já que podem trazer eficiência operacional com sistemas automatizados, fomentar a boa experiência para o consumidor e ainda tornar a operação mais sustentável.