Quase 197 milhões de americanos fizeram compras durante os cinco dias entre o Dia de Ação de Graças e a Cyber Monday neste ano, de acordo com dados divulgados pela National Retail Federation (NRF) na última terça-feira.
O número superou a previsão inicial da entidade varejista, que estimava 183,4 milhões de consumidores, mas ficou abaixo dos 200 milhões registrados em 2023.
Durante o período, o gasto médio por consumidor foi de US$ 235, um aumento de US$ 8 em relação ao ano passado. As principais categorias de presentes adquiridos foram roupas e acessórios, seguidos por brinquedos e produtos de cuidados pessoais.
O relatório destacou o sucesso dos varejistas em atrair consumidores, mesmo com um período de compras mais curto neste ano e com os clientes focados em encontrar ofertas. “Mesmo com o período de compras mais curto deste ano e a grande quantidade de promoções de vendas antecipadas dos varejistas, o último fim de semana superou as expectativas em termos de grande volume de compradores”, explica o presidente-executivo da NRF, Matthew Shay.
Com apenas 26 dias entre o Dia de Ação de Graças e o Natal neste ano, a NRF projeta que as vendas de fim de ano crescerão no ritmo mais lento dos últimos anos.
A Black Friday foi o dia mais movimentado do período, atraindo 81,7 milhões de consumidores em lojas físicas e 87,3 milhões em compras online. Dados do Mastercard SpendingPulse mostraram um aumento de 14,6% nas vendas online durante a Black Friday, enquanto as vendas em lojas cresceram 0,7% em relação ao ano anterior.
O favoritismo pelas compras digitais, feitas via celular ou computador, continua a crescer, incentivando varejistas a oferecer promoções agressivas em seus sites e aplicativos. Na Cyber Monday, as categorias mais vendidas incluíram eletrônicos e joias, segundo a Adobe Analytics.