Pesquisa anual da Circana, sobre intenções de compra para a temporada de festas de 2024 nos Estados Unidos, aponta consumidores mais otimistas e dispostos a gastar mais do que no ano passado. Em média, eles prevêem um gasto de US$ 771 neste fim de ano, um aumento de 2% em relação a 2023, porém ainda 2% inferior aos níveis de 2021.

Além disso, aproximadamente 66% dos entrevistados consideram as festas uma pausa do cotidiano. Enquanto 40% planejam comprar mais presentes para os outros, 28% pretendem se presentear como forma de “terapia de compras”.
Embora 62% dos consumidores acreditem que os custos com alimentos e mantimentos afetarão suas compras de fim de ano, 57% estão mais otimistas com sua situação financeira pessoal em comparação ao ano anterior.
A pesquisa também revela que 37% dos consumidores pretendem comprar mais itens em promoção – sendo que 24% acreditam que encontrarão as melhores ofertas na Black Friday, o maior índice em 4 anos. Apesar de mais da metade dos consumidores (51%) planejarem gastar menos devido ao aumento de outros custos, apenas 13% disseram que mudariam de loja para economizar.
Mercado de beleza
O quarto trimestre de 2024, de acordo com a empresa, será o período mais forte para o mercado de beleza no Brasil, impulsionado por fragrâncias, maquiagem e kits presenteáveis. De acordo com a Circana, 31% das vendas anuais do setor de beleza aconteceram no quarto trimestre de 2023 – um crescimento de 13% em comparação a 2022.
No período, as fragrâncias femininas lideraram as vendas no setor, 35% do mercado, seguidas pela maquiagem, que com 31% teve o maior crescimento entre todas as categorias analisadas.
Um destaque foi o segmento de kits que, apesar de representar apenas 6% das vendas totais, registrou um aumento de 25% no quarto trimestre de 2023, superando a média do mercado. “O último trimestre concentrou 40% das vendas anuais de kits, reforçando sua importância como opção para presentes durante o período de festas”, esclarece Seccato.
Ademais, os lançamentos também desempenharam um papel fundamental no desempenho do setor, representando 41% do crescimento total no quarto trimestre de 2023. O segmento de fragrâncias liderou as inovações, com 54% dos novos produtos introduzidos no mercado.
“Com base nestes indicadores, projetamos que o Q4 de 2024 manterá sua posição como o trimestre mais relevante para o setor de beleza, com especial atenção para o mês de novembro e a Black Friday como momentos-chave para o varejo”, finaliza a executiva.