Impactar pessoas para aumentar as vendas
Com a expansão do e-commerce e o novo estilo de vida dos consumidores, o grande desafio dos lojistas é aumentar as vendas através dos canais online. Seja em e-commerce próprio ou marketplaces, a pergunta sempre é a mesma: o que fazer para vender mais? A resposta é simples, impactar pessoas!
Com a expansão do e-commerce, os consumidores digitais estão cada vez mais exigentes, criando novos hábitos de consumo. Agora não são só entregas rápidas e preços, os consumidores também buscam por empresas e marcas que possuem diferenciais em seu posicionamento.
O seu comércio eletrônico está transmitindo os valores da sua empresa e passando confiança para os usuários? Se ficou em dúvida, pode ser que um dos problemas das suas vendas more ai. Existem várias formas de conseguir transmitir confiabilidade da empresa e de seus produtos, falamos esses dias em como o design pode ajudar nesse processo, mas o design não é tudo para impactar pessoas.
Você já pensou em elevar a confiabilidade da marca e de seus produtos através da comunicação publicitária? O objetivo da publicidade é chamar a atenção do público e converter. Ou seja, levar o cliente a tomar uma ação. A comunicação publicitária é caracterizada, dessa forma, por uma tentativa de influenciar a opinião da clientela.
Leia também: Como as redes sociais influenciam um e-commerce
Para iniciar uma comunicação, você deverá entender o perfil do comprador: informações como características, comportamento e valores devem ser observados a fim de construir a persona compatível com a sua empresa. Mas não confunda persona com público alvo, são coisas diferentes!
Personas são ferramentas ou método de segmentação de mercado, é quando você mapeia todas as informações relevantes que levam as pessoas a adquirirem os produtos da sua marca. Público alvo, são pessoas que você deseja atingir através da venda das suas mercadorias, ou até mesmo na sua campanha publicitária.
Após levantar todas as informações dos compradores da sua loja, analise-as. Considere informações como: idade, cidade onde mora, ticket médio, produtos com mais e menos saída, etc. Dados como esses são essenciais para as estratégias de marketing serem implementadas, assim você poderá visualizar onde há possibilidade de maior penetração da publicidade.
Vá mais fundo nos dados: seu produto é algo que tem valor sentimental para o cliente? É algo que ele sempre quis ter? É algo que lembra outra pessoa? Se a resposta for sim, use apelos emocionais, desenvolva textos ou imagens em que os consumidores se identifiquem, passando a ideia de momentos especiais em família, momentos de alegria, cuidado e segurança.