Com a expansão do e-commerce e o novo estilo de vida dos consumidores, o grande desafio dos lojistas é aumentar as vendas através dos canais online. Seja em e-commerce próprio ou marketplaces, a pergunta sempre é a mesma: o que fazer para vender mais? A resposta é simples: impactar pessoas!
Com a expansão do e-commerce, os consumidores digitais estão cada vez mais exigentes, criando novos hábitos de consumo. Agora não são só entregas rápidas e preços. Afinal, os consumidores também buscam por empresas e marcas que possuem diferenciais em seu posicionamento.
O seu comércio eletrônico está transmitindo os valores da sua empresa e passando confiança para os usuários? Se ficou em dúvida, pode ser que um dos problemas das suas vendas more aí. Existem várias formas de conseguir transmitir confiabilidade da empresa e de seus produtos. Há poucos dias falamos sobre como o design pode ajudar nesse processo. Ainda assim, lembro que o design não é tudo.
Você já pensou em elevar a confiabilidade da marca e de seus produtos através da comunicação publicitária? O objetivo da publicidade é chamar a atenção do público e converter. Ou seja, levar o cliente a tomar uma ação. Dessa forma, a comunicação publicitária é caracterizada por uma tentativa de influenciar a opinião da clientela.
Personas e público-alvo
Para iniciar uma comunicação, você deverá entender o perfil do comprador: informações como características, comportamento e valores devem ser observadas para construir a persona compatível com a sua empresa. Mas não confunda persona com público-alvo — são coisas diferentes! Personas são uma ferramenta ou método de segmentação de mercado. É onde você mapeia todas as informações relevantes que levam as pessoas a adquirirem os produtos da sua marca. Público-alvo são pessoas que você deseja atingir através da venda das suas mercadorias, ou até mesmo na sua campanha publicitária.
Após levantar todas as informações dos compradores da sua loja, analise-as. Considere informações como: idade, cidade onde mora, ticket médio, produtos com mais e menos saída, etc. Dados como esses são essenciais para as estratégias de marketing serem implementadas. Dessa forma, você poderá visualizar onde há possibilidade de maior penetração da publicidade.
Vá mais fundo nos dados: seu produto é algo que tem valor sentimental para o cliente? É algo que ele sempre quis ter? É algo que lembra outra pessoa? Se a resposta for sim, use apelos emocionais. Desenvolva textos ou imagens em que os consumidores se identifiquem, passando a ideia de momentos especiais em família, momentos de alegria, cuidado e segurança.
Aposte nas redes sociais!
Se sua empresa ainda não possui nenhuma rede social, está na hora de criá-las. Se os produtos comercializados são para pessoas físicas, utilize o Instagram, Facebook e outras redes onde as pessoas passam a maior parte do dia visualizando conteúdos. Mas, se os produtos são destinados a pessoas jurídicas, invista principalmente no LinkedIn. Neste caso, utilize as outras redes como apoio, pois dentro dessa empresa existem pessoas decisoras que também podem ser atingidas nos outros canais.
Pensando em obter públicos cada vez mais assertivos, existem ferramentas de impulsionamento de publicidade nas redes sociais citadas acima. São os famosos Ads, que podem ajudar a segmentar os perfis desejados. Afinal, possuem algoritmos que armazenam dados como: sexo, cidade, conteúdos buscados, engajamento com empresas ou produtos similares, e mais um mar de informações que podem ser cruzadas.
O investimento nessas ferramentas é baixo quando comparado a outros tipos de publicidades. Inclusive, varia de acordo com o tempo em que a campanha ficará no ar e o número de pessoas que você deseja atingir. Os marketplaces também oferecem soluções de publicidade no próprio canal, e não há nada mais oportuno do que atingir o usuário no momento certo. Lembro que eles sempre iniciam a sessão de buscas no site a fim de conhecer novidades e possuem maior tendência de converter — afinal, ele já possui confiança no mesmo.
Inteligência Artificial na publicidade
Uma novidade para esse setor de publicidade são as inteligências artificiais que analisam o melhor investimento para realizar as campanhas. Elas fazem com que lojistas poupem recursos e acertem realmente o seu público alvo (pois possuem ampla segmentação de mercado). Além desse recurso, a inteligência artificial pode projetar o retorno que a empresa receberá através da campanha promovida. Portanto, são muito bem vistas por grandes varejistas, pois são mais efetivas quando comparadas a outras campanhas.
Não perca a oportunidade de aumentar o market share da sua empresa. Comece agora mesmo a impactar pessoas. Faça um bom planejamento de campanha e tenha ótimos resultados para suas vendas.