Logo E-Commerce Brasil

E-Commerce: também somos mídia!

Por: Fabrizzio Topper

Empreendedor com mais de 20 anos de atuação no mercado de estratégia de marketing, brandings e negócios digitais. Já idealizou e estruturou mais de 30 operações digitais de alta complexidade, sendo a metade com perfil Omnichannel. Sócio-fundador de uma das consultorias de e-business mais premiadas do país, a Topperminds, atualmente atende clientes como TokStok, Pernod Ricard, Leo Madeiras, Zamboni e Ferreira Costa entre outros. Graduado em Design pela FAAP e pós graduado em Administração pela USF, com especialização em neurociência pela ESPM, Mestre em programação neurolinguística pela SBPNL e Master Coach Internacional pela ICI, MBA internacional em marketing pela FGV e empreendedorismo pela Babson College. Atua também como professor de branding e modelagem de negócios digitais na ComSchool, Anhembi Morumbi e IBMEC.

Foi-se o tempo em que as empresas veiculavam apenas campanhas publicitárias. Hoje, as marcas estão se tornando verdadeiros veículos de comunicação. A transformação digital é uma realidade poderosa que está redefinindo o cenário do varejo. E a ascensão do retail media é uma prova disso!

Estamos vivenciando uma era em que as plataformas de retail media e o trade marketing digital estão revolucionando a forma como as marcas se comunicam e convertem clientes.

Seguindo a tendência do “Também Somos Mídia”, vemos como as marcas estão aproveitando as oportunidades oferecidas pela tecnologia para se conectarem diretamente com seu público-alvo.

É interessante ver como as estratégias de marketing digital estão evoluindo, oferecendo às marcas uma maneira mais eficaz e personalizada de alcançar os consumidores.

Um estudo da McKinsey, por exemplo, revela que anunciantes estão também usando retail media para ativar considerações e construção de marca, o que é um dado surpreendente.

Segundo a McKinsey, as campanhas de construção de marca são tão importantes para os anunciantes quanto o marketing de performance ao investir nas chamadas redes de mídia de varejo (RMN – Retail Media Networks).

Os resultados da pesquisa indicam que 84% dos investimentos serão novos líquidos (incrementais), com os 16% restantes provenientes de orçamentos de compradores e marketing comercial (verbas cooperadas).

Acesse o estudo “Six secrets of unleashing the power of retail media” publicado pela McKinsey

E os marketplaces se destacam. Um exemplo é o TikTok, que se tornou a mais nova ferramenta de busca, da Gen Z, que usam a plataforma como fonte de pesquisa para receitas, trends e tendências.

Estudos feitos pela própria rede social descobriram que 40% dos jovens não vão à ferramenta de busca do Google quando procuram, por exemplo, um lugar para almoçar. Na verdade, eles recorrem ao TikTok.

Com 775 milhões de usuários ativos e 3 bilhões de downloads, o TikTok é a terceira rede social mais espalhada pelo mundo, e vem usando essa influência como plataforma de mídia cada vez mais acessada.

. TikTok Shop transformará itens nos vídeos em compráveis
. TikTok Shop supera 500 mil vendedores nos EUA após lançamento do e-commerce em 2023

Estamos testemunhando uma verdadeira revolução na forma como o varejo é conduzido, e ainda vamos ver cada vez mais como essa transformação continuará a moldar o futuro do setor.