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QR Mania: os números e potencial do QR Code na experiência digital

Por: Fabrizzio Topper

Empreendedor com mais de 20 anos de atuação no mercado de estratégia de marketing, brandings e negócios digitais. Já idealizou e estruturou mais de 30 operações digitais de alta complexidade, sendo a metade com perfil Omnichannel. Sócio-fundador de uma das consultorias de e-business mais premiadas do país, a Topperminds, atualmente atende clientes como TokStok, Pernod Ricard, Leo Madeiras, Zamboni e Ferreira Costa entre outros. Graduado em Design pela FAAP e pós graduado em Administração pela USF, com especialização em neurociência pela ESPM, Mestre em programação neurolinguística pela SBPNL e Master Coach Internacional pela ICI, MBA internacional em marketing pela FGV e empreendedorismo pela Babson College. Atua também como professor de branding e modelagem de negócios digitais na ComSchool, Anhembi Morumbi e IBMEC.

A QR Mania veio para ficar! Da pandemia, herdamos um hábito que revolucionou nossa forma de interagir com o mundo Em todos os lugares que olhamos, lá está ele, tornando-se onipresente em nossas vidas. E esse é o tema do nosso texto.

Seja para pagamentos sem contato, acesso a informações importantes ou até mesmo para garantir a segurança em eventos e locais públicos, o QR Code se estabeleceu como uma ferramenta indispensável.

Cada vez mais o QR Code continua a moldar nossa experiência digital, oferecendo conveniência, segurança e eficiência em diversas áreas da vida cotidiana.

Brasil é o sexto país do mundo que mais lê QRCodes e está ainda muito longe de EUA e India. (QR Tiger)

É impressionante como algo tão simples como um código de barras bidimensional se tornou uma parte essencial do nosso dia a dia.

Estatísticas do estudo QR Code Tiger revelaram que houve um aumento de 47% no número total de códigos QR criados anualmente.

Com base nesses relatórios, aqui estão as 10 soluções de código QR mais utilizadas:

▪️ URL – 47,68%
▪️ Arquivo – 23,71%
▪️ vCard – 13,08%
▪️ Link na Bio (Redes Sociais) – 3,40%
▪️ MP3 – 3,39%
▪️ Página de destino (HTML) – 2,98%
▪️ Loja de aplicativos – 1,17%
▪️ Formulário Google – 1,02%
▪️ Cardápio – 0,99%
▪️ Texto – 0,71%

Ou seja, as empresas vêm adotando várias soluções de código QR para obter benefícios diversos, como aumento de produtividade, maior eficiência do fluxo de trabalho e maior envolvimento do cliente.

Os três primeiros da lista são provas dessa noção. Além disso, o aumento nos códigos QR de URL comprova sua confiabilidade e facilidade de uso.

Sua capacidade de direcionar os usuários para sites vinculados os torna a solução de código QR mais prática e usada.

O Business Insider afirma que as leituras de códigos QR atingirão 99,5 milhões de usuários de smartphones até 2025. Isso sugere que as pessoas estão acompanhando na prática a atualização dos códigos QR hoje.

Estamos testemunhando a evolução rápida e significativa de como interagimos com o mundo ao nosso redor, e o QR Code está na vanguarda dessa revolução.