Logo E-Commerce Brasil

TikTok Shop transformará itens nos vídeos em compráveis

Por: Vivianne Vilela

Diretora de Conteúdo do E-Commerce Brasil

Vivianne Vilela atua como Diretora de Conteúdo, do E-Commerce Brasil há mais de 11 anos. É responsável pela curadoria dos eventos, dentre eles o Fórum E-Commerce Brasil (maior evento de <nowrap>e-commerce</nowrap> das Américas). Passou mais de 7 anos trabalhando em projetos nacionais para promover a inclusão, transformação e expansão no uso da tecnologia dos pequenos negócios no Brasil pelo Sebrae Nacional.

O aplicativo chinês TikTok está testando um novo recurso que pode tornar todos os vídeos do aplicativo “compráveis”, à medida que atinge seu objetivo de se tornar a única rede da Internet para descoberta de produtos e compras.

O novo recurso identificaria automaticamente os produtos apresentados nos vídeos e solicitaria aos espectadores que “explorassem itens semelhantes na TikTok Shop” navegando para uma página de produto separada.

A notícia chega poucos meses após o lançamento da TikTok Shop nos EUA, onde possui mais de 150 milhões de usuários, um marco que se estima ter custado à empresa cerca de U$ 500 milhões em investimentos. A plataforma já tem mais de 200.000 vendedores no produto Shop. Além disso, mais de 100.000 criadores se inscreveram no programa de afiliados. A TikTok aumentou recentemente as taxas dos vendedores e reduziu os incentivos, ao mesmo tempo que visa a meta de 17,5 mil milhões de dólares em vendas no mercado dos EUA este ano.

A TikTok Shop também possui uma aba dedicada, que foi lançada em outros mercados em junho, para permitir que os usuários pesquisem diversos produtos, descubram produtos por meio de recomendações, naveguem por itens em diferentes categorias e gerenciem seus pedidos.

A TikTok também criou um funil de afiliados para vendedores que lhes permite trabalhar com criadores mediante comissão para vender produtos.

Além de permitir que as marcas hospedem seus produtos na plataforma, a ByteDance também oferece soluções logísticas em “Fulfilled by TikTok”, juntamente com um método de checkout seguro.

Vídeos compráveis ​​podem turbinar a taxa de conversão de rolagem para compra no aplicativo, mantendo a integridade da experiência atual do usuário. Mas o recurso ainda tem um longo caminho a percorrer antes de podermos vê-lo perfeitamente incorporado aos feeds de vídeo.

Porém, uma vez iniciado, o recurso tem o potencial de ser implementado em todos os vídeos do aplicativo. O que costumava ser uma plataforma de entretenimento e inspiração de estilo de vida está rapidamente se tornando um destino de compras. Como os usuários responderão a esta mudança dramática na função central da plataforma?

Se a resposta atual à TikTok Shop nos EUA servir de referência, não está bem. De acordo com um relatório da Bloomberg, os usuários estão preocupados com a prevalência de produtos falsificados na plataforma e muitos consideram irritante o volume de postagens semelhantes a anúncios dos criadores de conteúdo. Em sua próxima fase de crescimento, a TikTok Shop poderá ter que se concentrar na construção de maior confiança junto ao consumidor.

*Com informações de Dao Insights