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Você deve cuidar do branding em sua loja virtual desde o começo

Por: Guilherme da Luz

Guilherme é sócio-fundador e especialista em SEO da GLUZ Digital. Com mais de 15 anos de experiência, foi responsável por desenvolver estratégias de SEO de alto impacto para produtos financeiros no Brasil, atuando nos segmentos de auto, saúde, viagem, entre outros, e produzindo os principais portais do país para geração de leads nesses mercados. Paralelamente, assumiu a liderança dos principais projetos de SEO da Microsoft Brasil, prestando consultoria e implementando ações estratégicas para aumentar a visibilidade da marca nos mecanismos de busca. A GLUZ Digital já colaborou com marcas globais como Bytedance, Microsoft, Wondershare, Hostinger e ExpressVPN.

O comércio eletrônico vem se mostrando cada vez maior e mais forte na vida dos consumidores, tornando-se uma das grandes tendências da economia moderna.

Contudo, quando falamos do comércio eletrônico, surge o seguinte questionamento: como se destacar da concorrência e ir além, atingindo o público certo? É exatamente isso que iremos te contar a seguir.

O branding é essencial para o comércio eletrônico porque cria a diferenciação no mercado.

Por que o branding é tão importante no comércio eletrônico

Antes de qualquer coisa, é importante dizer que o branding é uma manifestação da imagem de sucesso de uma marca. E o objetivo de trazer vantagens como o aumento do ROI, diminuição do CAC, dentre outros.

Destacando-se da concorrência

Antes de tudo, o branding é essencial para o comércio eletrônico porque cria a diferenciação no mercado. Ou seja, quando o seu público olha para o seu negócio, percebe que ele é diferente da concorrência, e isso não está apenas na imagem.

Claro, o branding trabalha aspectos como imagem, cores, logos e tipografia, mas trazendo a essência e os valores do seu comércio eletrônico à tona. Isso cria um posicionamento de mercado completamente diferente.

Ser único em um mercado lotado

Uma das grandes vantagens do comércio eletrônico é a amplitude do mercado, já que a internet possibilita o alcance de clientes tanto no mercado nacional quanto internacional.

Contudo, essa amplitude faz com que alguns nichos sejam superlotados, e ter um bom branding faz com que você se destaque entre os concorrentes, chamando a atenção do público através de diversos elementos e estratégias de marketing.

Atrair os clientes nas redes sociais/site

Outra grande importância de ter um bom branding é que, a partir dessas estratégias e elementos, você consegue atrair os clientes tanto nas redes sociais quanto no seu site. Dessa forma, você cria uma estratégia de marketing muito mais concisa.

Por isso, quanto mais autêntica for a sua marca, maiores serão as chances de você atrair o público e despertar o desejo e a curiosidade dele. Além disso, seu negócio obtém posicionamento e autoridade.

Cinco maneiras de construir sua marca de comércio eletrônico

Agora que você já sabe qual a importância de um bom branding para o sucesso do e-commerce, vamos falar sobre como esse branding pode ser aplicado na prática.

Para facilitar, listamos aqui cinco maneiras de construir sua marca de comércio eletrônico e assim obter vantagem competitiva no mercado.

Estabeleça seu estilo e tom de voz da marca

Um dos primeiros passos para construir a marca do seu comércio eletrônico é estabelecer o seu estilo e tom de voz da marca.

Conceitualmente, o tom de voz da marca consiste na maneira com que você irá se comunicar com o seu público-alvo. Esse ponto é essencial para construir o tão sonhado diferencial de mercado.

Aqui, a proposta é identificar qual a persona do seu negócio, ou seja, o seu cliente ideal, e assim direcionar toda a comunicação e estratégia de marketing tanto para se diferenciar quanto para gerar proximidade e autoridade no mercado.

Assim, é importante pensar em aspectos como: quem seria o seu público ideal, qual a faixa etária e o perfil desse público, e como ele se comunica, se é de maneira mais formal ou informal, se acompanha as tendências do marketing ou se prefere uma comunicação mais rebuscada.

Além disso, o estilo da sua marca deve se destacar, e de preferência, ir além do que se vê no mercado. Ele deve ser moderno, arrojado e que transmita a sua essência enquanto negócio, refletindo o seu foco.

Dessa forma, ao elaborar o tom de voz de marca, você será capaz de criar a identidade do seu comércio eletrônico e assim partir para o apelo visual.

Trabalhe em seu logotipo e em recursos visuais

Após a definição do seu estilo de marca e do tom de voz que será utilizado, é o momento de trabalhar a parte visual do seu negócio. Isso inclui logotipo, cartela de cores, tipografia e toda a parte de design do negócio.

Vamos pensar da seguinte forma: quando imaginamos marcas grandes como Amazon, Apple, Coca-Cola e Mcdonald ‘s, o que nos vem à mente? Possivelmente o visual e o conjunto de cores utilizados para criar as marcas.

E é exatamente este o papel do apelo visual: trazer uma identidade única, que se destaque no mercado e que permaneça na memória do consumidor, influenciando em seus sentimentos e no momento da compra.

Assim, é possível criar um logotipo criativo e de destaque em sites na internet, e o melhor, sem precisar ser um especialista na área, reduzindo custos e ainda fazendo com que você participe efetivamente do processo de criação da sua própria marca.

Para isso, você seleciona o estilo que prefere, fontes, fala da sua empresa, aguarda alguns minutos e já pode ter um logo personalizado para adequar como preferir. Ou seja, foi-se o tempo em que ter um logotipo era difícil e demorado.

Construa um site de comércio eletrônico adequado

O terceiro passo para construir um bom branding é ter um site adequado. E que ele seja agradável aos olhos e responsivo, facilitando o acesso no momento da compra.

Tamanha é a importância de um site responsivo que a pesquisa realizada pelo Google demonstrou que o tempo de carregamento ideal de um bom site é de até três segundos.

Acima desse tempo, os clientes podem desistir de navegar pelo seu site. Isso aumentaria a sua taxa de rejeição, impactando negativamente no desempenho do seu negócio e resultando na desistência da compra.

Por isso, é essencial buscar um bom construtor de sites, de preferência que possibilite a personalização e a otimização da página para dispositivos móveis, encantando o cliente em todos os detalhes.

Certifique-se de que seus produtos parecem impressionantes

E por falar em encantamento, um bom branding é aquele que desperta o desejo e a necessidade de consumo, tanto pela sua qualidade quanto pelo seu visual.

Por isso, você deve trabalhar o visual dos produtos, tornando-os impressionantes nas imagens e na descrição do produto. Assim, você demonstra o quanto o consumidor será beneficiado ao comprar aquele determinado produto.

Sendo assim, invista em boas imagens e cenários para os produtos, expressando a qualidade e despertando o desejo do seu público.

Trabalhe em relacionamentos autênticos

Por último, mas não menos importante, a humanização da sua marca e a construção de um relacionamento autêntico são os pilares de um bom branding.

Aqui, a principal ideia é se aproximar do público, conhecê-lo melhor e assim construir uma relação verdadeira, que vá além da relação de consumo. Afinal, nenhum cliente gostaria de se sentir apenas parte do lucro.

Por isso, deixe bem claro o quanto os seus clientes são essenciais para o seu negócio, e ofereça vantagens, para assim fidelizá-los.

Conclusão

É possível perceber que o branding não se limita apenas ao apelo pessoal e à construção da marca, mas abrange todos os aspectos do marketing e da comunicação com o cliente.

Assim, um branding bem pensado e construído de maneira estratégica pode elevar o seu comércio eletrônico a níveis extraordinários.

Leia também: O branding para marcas não é só criar um logo