O comércio eletrônico vem se mostrando cada vez maior e mais forte na vida dos consumidores, tornando-se uma das grandes tendências da economia moderna.
Contudo, quando falamos do comércio eletrônico, surge o seguinte questionamento: como se destacar da concorrência e ir além, atingindo o público certo? É exatamente isso que iremos te contar a seguir.
Por que o branding é tão importante no comércio eletrônico
Antes de qualquer coisa, é importante dizer que o branding é uma manifestação da imagem de sucesso de uma marca. E o objetivo de trazer vantagens como o aumento do ROI, diminuição do CAC, dentre outros.
Destacando-se da concorrência
Antes de tudo, o branding é essencial para o comércio eletrônico porque cria a diferenciação no mercado. Ou seja, quando o seu público olha para o seu negócio, percebe que ele é diferente da concorrência, e isso não está apenas na imagem.
Claro, o branding trabalha aspectos como imagem, cores, logos e tipografia, mas trazendo a essência e os valores do seu comércio eletrônico à tona. Isso cria um posicionamento de mercado completamente diferente.
Ser único em um mercado lotado
Uma das grandes vantagens do comércio eletrônico é a amplitude do mercado, já que a internet possibilita o alcance de clientes tanto no mercado nacional quanto internacional.
Contudo, essa amplitude faz com que alguns nichos sejam superlotados, e ter um bom branding faz com que você se destaque entre os concorrentes, chamando a atenção do público através de diversos elementos e estratégias de marketing.
Atrair os clientes nas redes sociais/site
Outra grande importância de ter um bom branding é que, a partir dessas estratégias e elementos, você consegue atrair os clientes tanto nas redes sociais quanto no seu site. Dessa forma, você cria uma estratégia de marketing muito mais concisa.
Por isso, quanto mais autêntica for a sua marca, maiores serão as chances de você atrair o público e despertar o desejo e a curiosidade dele. Além disso, seu negócio obtém posicionamento e autoridade.
Cinco maneiras de construir sua marca de comércio eletrônico
Agora que você já sabe qual a importância de um bom branding para o sucesso do e-commerce, vamos falar sobre como esse branding pode ser aplicado na prática.
Para facilitar, listamos aqui cinco maneiras de construir sua marca de comércio eletrônico e assim obter vantagem competitiva no mercado.
Estabeleça seu estilo e tom de voz da marca
Um dos primeiros passos para construir a marca do seu comércio eletrônico é estabelecer o seu estilo e tom de voz da marca.
Conceitualmente, o tom de voz da marca consiste na maneira com que você irá se comunicar com o seu público-alvo. Esse ponto é essencial para construir o tão sonhado diferencial de mercado.
Aqui, a proposta é identificar qual a persona do seu negócio, ou seja, o seu cliente ideal, e assim direcionar toda a comunicação e estratégia de marketing tanto para se diferenciar quanto para gerar proximidade e autoridade no mercado.
Assim, é importante pensar em aspectos como: quem seria o seu público ideal, qual a faixa etária e o perfil desse público, e como ele se comunica, se é de maneira mais formal ou informal, se acompanha as tendências do marketing ou se prefere uma comunicação mais rebuscada.
Além disso, o estilo da sua marca deve se destacar, e de preferência, ir além do que se vê no mercado. Ele deve ser moderno, arrojado e que transmita a sua essência enquanto negócio, refletindo o seu foco.
Dessa forma, ao elaborar o tom de voz de marca, você será capaz de criar a identidade do seu comércio eletrônico e assim partir para o apelo visual.
Trabalhe em seu logotipo e em recursos visuais
Após a definição do seu estilo de marca e do tom de voz que será utilizado, é o momento de trabalhar a parte visual do seu negócio. Isso inclui logotipo, cartela de cores, tipografia e toda a parte de design do negócio.
Vamos pensar da seguinte forma: quando imaginamos marcas grandes como Amazon, Apple, Coca-Cola e Mcdonald ‘s, o que nos vem à mente? Possivelmente o visual e o conjunto de cores utilizados para criar as marcas.
E é exatamente este o papel do apelo visual: trazer uma identidade única, que se destaque no mercado e que permaneça na memória do consumidor, influenciando em seus sentimentos e no momento da compra.
Assim, é possível criar um logotipo criativo e de destaque em sites na internet, e o melhor, sem precisar ser um especialista na área, reduzindo custos e ainda fazendo com que você participe efetivamente do processo de criação da sua própria marca.
Para isso, você seleciona o estilo que prefere, fontes, fala da sua empresa, aguarda alguns minutos e já pode ter um logo personalizado para adequar como preferir. Ou seja, foi-se o tempo em que ter um logotipo era difícil e demorado.
Construa um site de comércio eletrônico adequado
O terceiro passo para construir um bom branding é ter um site adequado. E que ele seja agradável aos olhos e responsivo, facilitando o acesso no momento da compra.
Tamanha é a importância de um site responsivo que a pesquisa realizada pelo Google demonstrou que o tempo de carregamento ideal de um bom site é de até três segundos.
Acima desse tempo, os clientes podem desistir de navegar pelo seu site. Isso aumentaria a sua taxa de rejeição, impactando negativamente no desempenho do seu negócio e resultando na desistência da compra.
Por isso, é essencial buscar um bom construtor de sites, de preferência que possibilite a personalização e a otimização da página para dispositivos móveis, encantando o cliente em todos os detalhes.
Certifique-se de que seus produtos parecem impressionantes
E por falar em encantamento, um bom branding é aquele que desperta o desejo e a necessidade de consumo, tanto pela sua qualidade quanto pelo seu visual.
Por isso, você deve trabalhar o visual dos produtos, tornando-os impressionantes nas imagens e na descrição do produto. Assim, você demonstra o quanto o consumidor será beneficiado ao comprar aquele determinado produto.
Sendo assim, invista em boas imagens e cenários para os produtos, expressando a qualidade e despertando o desejo do seu público.
Trabalhe em relacionamentos autênticos
Por último, mas não menos importante, a humanização da sua marca e a construção de um relacionamento autêntico são os pilares de um bom branding.
Aqui, a principal ideia é se aproximar do público, conhecê-lo melhor e assim construir uma relação verdadeira, que vá além da relação de consumo. Afinal, nenhum cliente gostaria de se sentir apenas parte do lucro.
Por isso, deixe bem claro o quanto os seus clientes são essenciais para o seu negócio, e ofereça vantagens, para assim fidelizá-los.
Conclusão
É possível perceber que o branding não se limita apenas ao apelo pessoal e à construção da marca, mas abrange todos os aspectos do marketing e da comunicação com o cliente.
Assim, um branding bem pensado e construído de maneira estratégica pode elevar o seu comércio eletrônico a níveis extraordinários.
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