Logo E-Commerce Brasil

Ferramentas online ajudam a gerenciar conteúdos visuais no comércio eletrônico

Por: Guilherme da Luz

Guilherme é sócio-fundador e especialista em SEO da GLUZ Digital. Com mais de 15 anos de experiência, foi responsável por desenvolver estratégias de SEO de alto impacto para produtos financeiros no Brasil, atuando nos segmentos de auto, saúde, viagem, entre outros, e produzindo os principais portais do país para geração de leads nesses mercados. Paralelamente, assumiu a liderança dos principais projetos de SEO da Microsoft Brasil, prestando consultoria e implementando ações estratégicas para aumentar a visibilidade da marca nos mecanismos de busca. A GLUZ Digital já colaborou com marcas globais como Bytedance, Microsoft, Wondershare, Hostinger e ExpressVPN.

Ver página do autor

Imagens desempenham um papel direto nas decisões de compra em ambientes virtuais. Cerca de 80% dos profissionais de marketing usam ativos visuais em seu marketing de mídia social. Elas substituem o toque, o olhar detalhado e até a comparação física.

Notebook com uma foto de paisagem sendo editada, ao lado de uma lente de câmera sobre uma mesa, em um ambiente de trabalho fotográfico.
Imagem de rawpixel.com por freepik.com.

Pesquisas apontam que publicações com imagens produzem mais engajamento, de acordo com o portal Venngage. No entanto, o processo de gerenciar visualmente um catálogo digital não é tão simples quanto parece.

Cada etapa, desde o recebimento das imagens até a sua publicação, precisa estar ajustada a padrões técnicos e visuais. E com tantas plataformas, dispositivos e canais envolvidos, manter essa coerência fica ainda mais complexo. Entenda.

Vale a pena manter esforços para elevar as vendas sem o uso da tecnologia?

Apenas cerca de 10% dos profissionais de marketing afirmam que seus esforços de vendas e geração de leads são altamente eficazes sem usar plataformas específicas, como aponta o portal MarketingCharts.

O que acontece com o passar dos anos é uma aderência ao mesmo formato de divulgação. Com isso, a taxa de conversão de vendas está caindo cada vez mais. As imagens são a alma do seu negócio, e elas devem ser suficientes para conquistar o seu cliente. Então, se você quer descobrir como esse recurso impacta o seu negócio e as melhores formas de utilizá-lo, está no lugar certo.

Identidade visual

Negócios de sucesso se destacam no mercado historicamente graças às suas identidades visuais. Muitos acreditam que uma boa marca é aquela que o público reconhece só vendo o nome, cores ou formato da logo. Você precisa apostar em formas, cores e ideias memoráveis para os seus clientes.

Considerando uma era na qual todas as empresas digitais estão desesperadas por atenção, investir em autenticidade é fundamental. Mostre para seu público-alvo que ele é especial e que você é um negócio único e exclusivo. Use a identidade visual do seu negócio para diferentes fins:

– Reforçar a marca;

– Comunicar a missão;

– Transmitir confiança;

– Atrair clientes.

Coerência visual nas lojas virtuais

Imagens desalinhadas, com iluminação diferente ou cortes variados tendem a transmitir desorganização. Essa impressão interfere na percepção de valor do produto e pode afetar a confiança no site. Para quem atua em marketplaces ou lojas próprias, manter um padrão visual consistente entre os itens é um fator de diferenciação.

No entanto, não somente isso, você precisa se lembrar que as imagens devem transmitir os dados e as informações necessárias. Elas podem surgir das mais diversas formas, como por meio de gráficos e tabelas.

Gráficos aumentam a velocidade de comunicação ao mostrar relações estatísticas de modo mais rápido e claro do que as palavras. Com eles também é possível traçar comparativos e apresentar seu negócio.

Claro que imagens vívidas também têm o seu papel e importância. No entanto, é necessário encontrar um equilíbrio entre imagens e texto, pois ambos permanecem juntos e se contextualizam.

Enquanto prepara o material gráfico do seu negócio ou orienta o designer responsável, é necessário ter algumas coisas em mente. Uma delas é que 65% dos humanos têm um estilo de aprendizagem visual, de acordo com a Rede de Pesquisa em Ciências Sociais, apontado no site da Forbes.

Além disso, as pessoas ficam 85% mais propensas a comprar um produto depois de serem expostas a um vídeo sobre ele, como mostra o portal NeilPatel. Buscar saber as taxas de conversão que um recurso visual pode proporcionar é fundamental.

Adaptando as imagens do seu e-commerce

Hoje não é novidade que as empresas digitais utilizam imagens, vídeos, GIFs ou gráficos em seus sites e plataformas. São esses recursos visuais que servem de vitrine em negócios digitais. Porém, é preciso lembrar que o seu cliente não quer ver qualquer conteúdo visual. Para ser atrativo, ele deve ser adaptado ao seu público.

De acordo com a publicação do SocialMediaToday, empresas que criam conteúdo visual personalizado têm uma taxa de conversão sete vezes maior. Muitas pesquisas desenvolvidas por profissionais do marketing, designers ou psicólogos têm apontado que os recursos visuais são o futuro. As pessoas tendem a se sentir mais confortáveis quando estão diante de boas imagens.

Entenda o que observar ao definir sua identidade visual

Para encontrar o formato ideal das imagens que ficarão disponíveis no seu site, é necessário levantar alguns pontos.

– Observe o seu público-alvo. Cada público procura por um tipo de recurso visual. É necessário que ele evidencie o que seu negócio oferece ao público e como ele pode fazer isso. Mas lembre-se de que um bom empresário raramente opera em um canal único do mercado.
– Veja o que já funcionou ou está funcionando. Se, ao adicionar um vídeo, GIF ou imagem no seu site, a conversão aumentou, você deve manter a estratégia. Manter os padrões que já são conhecidos por funcionar é importante para a manutenção do seu público.
– Avalie a conversão. A cada nova mudança no seu site ou plataforma, você deve observar as taxas de conversão. Fique sempre de olho nos números, eles são seus maiores aliados.
– Faça pesquisa sobre imagens, cores e similares. Entenda o mínimo sobre a forma como imagens, vídeos e cores atuam na mente humana. Assim, você saberá qual deve ser o foco do seu e-commerce em relação aos recursos visuais.

A importância das ferramentas para ajudar na hora de gerar recursos visuais

Na hora de desenvolver vídeos, imagens, artes ou até mesmo GIFs para o seu negócio, é necessário recorrer a algumas ferramentas. Elas vão te auxiliar no processo de geração, edição e divulgação desses conteúdos.

Opções como uma ferramenta JPG para PDF que converte imagens para formatos mais universais e de cartazes são muito úteis. Além disso, é recomendado que sua equipe tenha acesso fácil a ferramentas de edição de vídeos e imagens.

No seu negócio, também é possível receber imagens e demais arquivos com formatos corrompidos, má qualidade ou outros problemas. Aderir a recursos de recuperação de arquivos é fundamental. Assim, você terá um destaque no mercado graças às suas ferramentas de edição de imagem e vídeos e alta qualidade dos estímulos visuais ofertados.

Faça da imagem um ponto forte da sua loja

Gerenciar conteúdos visuais com eficiência impacta diretamente o desempenho comercial. Imagens tratadas com cuidado ajudam a transmitir profissionalismo, aumentam a taxa de permanência no site e favorecem a tomada de decisão do cliente.

Conforme apontado pelo portal Ramper, as pessoas tendem a ceder mais ao verem imagens coloridas – a taxa de conversão aumenta em 80%. Além disso, vídeos podem ampliar o seu público, e recursos como GIFs tendem a atrair mais compradores jovens, que têm preferência por recursos frequentes nas redes sociais.

Para se manter em destaque no mercado, é preciso apostar em ferramentas modernas e recursos eficientes. Busque por profissionais qualificados e se mantenha atento aos novos dados a respeito de como a população enxerga as figuras no seu site. Entender a importância dos recursos visuais na conversão é só o primeiro passo.