A Wake marcou presença na 15ª edição do Fórum E-Commerce Brasil 2024, apresentando todo o seu ecossistema com uma programação repleta de palestras em uma sala de conteúdo exclusiva, explorando temas essenciais para o futuro do comércio físico e digital como avanços na modernização das operações, o poder da inteligência de dados para o relacionamento com o consumidor e a inclusão do marketing de influência na estratégia do commerce. Realizado em São Paulo, o evento reuniu líderes do setor e especialistas das principais marcas do mercado que compartilharam suas visões e experiências em uma realidade que evolui rapidamente.
O futuro é omnichannel e headless
No primeiro dia do evento, a Wake estreou a sala de conteúdo com o painel “Omnichannel: colocando em prática” apresentando como a tecnologia vai além da integração entre canais físicos e digitais, sendo uma facilitadora que, quando inserida na cultura e propósito de negócio da empresa, gera impacto na otimização de processos, equipes e uma experiência diferenciada para o consumidor. “O sucesso de uma estratégia omnichannel depende da perfeita integração de sistemas e dados, garantindo que o cliente tenha uma experiência consistente e satisfatória em todos os pontos de contato”, explicou Diego Santos, head de inovação de experience da Wake.
Ainda sobre a experiência oferecida ao consumidor, o checkout headless também ganhou destaque. Permitindo maior flexibilidade e personalização nas plataformas de e-commerce, a diversidade de meios de pagamento e praticidade no processo tem se tornado essenciais com o PIX e as carteiras digitais ganhando popularidade.
“O checkout headless permite um aumento significativo na taxa de conversão, especialmente com funcionalidades como salvar cartão para futuras compras, facilitando o processo de pagamento e melhorando a experiência do usuário”, comentou Daniel Guimarães, CEO do Grupo Icomm.
Construindo confiança e autenticidade
O marketing de influência ganhou espaço como uma estratégia poderosa para alcançar novos públicos, gerar identificação e construir confiança. Na sala de conteúdo, a Wake apresentou com Julia Affonseca, diretora de negócios e operações da Wake, e Gisele Duarte, head de produtos e CX da Wake Creators, como as marcas podem usar influenciadores para criar campanhas autênticas que ressoam com a Geração Z e outros consumidores digitais. Acompanhar o impacto dessas campanhas através de dados e insights também é essencial, demonstrando como a tecnologia pode potencializar o alcance e a eficácia das ações de marketing.
No bate-papo que contou com a presença de Flavia Pavanelli, atriz e influenciadora, a autenticidade e a relevância foram apontadas como fatores críticos para o sucesso das campanhas. Para captar a atenção do consumidor, pensar fora da caixa e entender o público são cruciais e incluir os creators no processo da campanha também é uma boa saída. “Tragam os influenciadores para a fase de planejamento, tenham uma relação próxima. Eles conhecem o público mais que a marca, eles saberão dizer a melhor forma de criar conexão para audiência. Co-criem com eles”, disse Gabriela Nery, gerente de planejamento da Wake.
Transformando informações em estratégias de sucesso
O uso estratégico de dados foi um dos temas mais discutidos no evento. A Wake apresentou soluções que permitem às marcas coletar, analisar e utilizar dados de maneira inteligente, transformando informações em estratégias de sucesso. Guilherme Fuhrken, gerente da NVIDIA Networking LATAM, comentou: “a inteligência de dados é o futuro do varejo. Através de tecnologias como machine learning, podemos prever comportamentos de consumo e otimizar a logística de maneira nunca antes vista”.
O uso de dados somado à inteligência artificial pode gerar um impacto positivo nas comunicações em diferentes canais para a captação e reaproximação com o usuário, principalmente em casos de abandono de carrinho. Ingrid Bertolani, gerente de CRM da Marisa, comentou sobre como o uso do WhatsApp com gatilhos comportamentais da Wake é uma frente extremamente relevante para geração de receita.
A discussão abordou também os desafios de infraestrutura e a necessidade de um ambiente de dados robusto para suportar essas inovações. No entanto, o consenso foi claro: a inteligência de dados oferece um caminho promissor para as marcas que desejam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e orientado por insights.
Alcançar o varejo do futuro exige inteligência
Definido como parte de um futuro eficiente e de comunicação assertiva com o consumidor, o retail media encerrou os debates e apresentações na sala de conteúdo da Wake. A sacada dessa estratégia está em não só utilizar o espaço publicitário de parceiros para gerar awareness da marca, mas também coletar dados do usuário que navega nesse espaço para atuar de acordo com o comportamento do consumidor.
“O crescimento do retail media está totalmente ligado à inteligência artificial. Não conseguiríamos trabalhar todos esses dados sem a IA. Para entender o comportamento do usuário e replicar isso, você ganha muita velocidade e recebe o retorno com essa ajuda, além da análise de dados ser simplificada”, afirma Alessandra Alves, head of digital da Camys.
A Wake promoveu palestras e bate-papos sobre estas e outras tendências e necessidades do mercado durante toda a programação do Fórum E-Commerce Brasil 2024. Confira o conteúdo completo dos painéis no canal do YouTube da Wake. Para informações sobre produtos e insights compartilhados no evento, acesse o blog.