Logo E-Commerce Brasil

Vindi lança recurso que reduz a inadimplência em compras via cartão de crédito

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Ver página do autor
Novo recurso exclusivo de recuperação de inadimplência da Vindi permite realizar novas tentativas de cobrança em diferentes cartões de crédito. Um dos maiores desafios para o e-commerce é lidar com intercorrências na transação de pagamento e com os códigos de retorno que, muitas vezes, impedem a conclusão da operação e culminam na perda do pagamento. Quando isso acontece em uma venda avulsa, o transtorno é ter que solicitar novos dados de pagamento ao cliente e, com isso, correr o risco de perder a venda. Por outro lado, em cobranças de planos, assinaturas e outros tipos de serviços recorrentes, a dor de cabeça pode ser ainda maior, pois se um serviço já está sendo fornecido e, de repente, um pagamento deixa de ser concluído, gera-se a inadimplência do cliente, um indicador que impacta fortemente a saúde financeira da empresa. Segundo dados do InfoVarejo, estima-se que vendas perdidas com cartões podem alcançar cerca de R$12,8 bilhões ao ano. Com esse volume, é possível ter ideia do prejuízo que este tipo de situação pode trazer para o comércio, então, é preciso lançar mão de recursos inteligentes para controlar e minimizar este risco.

Inteligência de dados para recuperar pagamentos

A Vindi foi além e lançou, recentemente, mais uma de suas funcionalidades exclusivas, a Retentativa com Troca de Perfil de Pagamento, um recurso que faz uso da inteligência de dados para ajudar as empresas no combate à inadimplência, sobretudo para negócios recorrentes. Funciona da seguinte maneira, quando não é suficiente fazer novas tentativas ou retentar a cobrança por meio de outra adquirente, a Retentativa com Troca de Perfil de Pagamento entra em ação e realiza novas tentativas de cobrança em cartões de crédito diferentes que estejam cadastrados e ativos na plataforma. Com isso, as chances de concluir as transações com êxito aumentaram em 18%, segundo dados internos de clientes que já utilizam o recurso. A Retentativa com Troca de Perfil de Pagamento é uma última etapa do processo de recuperação de cobranças, com limite de cinco cartões de crédito cadastrados - do mais recente ao mais antigo. Essa funcionalidade faz parte de um conjunto exclusivo de retentativas inteligentes que potencializam o sucesso na recuperação de pagamentos. As modalidades disponíveis são:
  • Retentativa Inteligente de Saldo, uma funcionalidade exclusiva que garante cerca de 26% mais assertividade na cobrança do que as retentativas simples e que já recuperou mais de 1,5 milhão de transações, reduzindo a inadimplência dos clientes Vindi
  • Retentativa com Troca de Adquirente, a única funcionalidade do mercado que realiza retentativas de cobrança em assinaturas ativas, por meio de diferentes adquirentes e que já reduziu a inadimplência em mais de 1 milhão e meio de transações.
Além dessas funcionalidades, a Vindi conta com uma plataforma robusta e com recursos que, em conjunto, já recuperaram mais de R$390 milhões em inadimplência para seus clientes. Leia também: Shopee assume liderança em m-commerce no Brasil.