Logo E-Commerce Brasil

Vindi lança recurso que reduz a inadimplência em compras via cartão de crédito

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Novo recurso exclusivo de recuperação de inadimplência da Vindi permite realizar novas tentativas de cobrança em diferentes cartões de crédito.

Um dos maiores desafios para o e-commerce é lidar com intercorrências na transação de pagamento e com os códigos de retorno que, muitas vezes, impedem a conclusão da operação e culminam na perda do pagamento.

Quando isso acontece em uma venda avulsa, o transtorno é ter que solicitar novos dados de pagamento ao cliente e, com isso, correr o risco de perder a venda. Por outro lado, em cobranças de planos, assinaturas e outros tipos de serviços recorrentes, a dor de cabeça pode ser ainda maior, pois se um serviço já está sendo fornecido e, de repente, um pagamento deixa de ser concluído, gera-se a inadimplência do cliente, um indicador que impacta fortemente a saúde financeira da empresa.

Segundo dados do InfoVarejo, estima-se que vendas perdidas com cartões podem alcançar cerca de R$12,8 bilhões ao ano. Com esse volume, é possível ter ideia do prejuízo que este tipo de situação pode trazer para o comércio, então, é preciso lançar mão de recursos inteligentes para controlar e minimizar este risco.

Inteligência de dados para recuperar pagamentos

A Vindi foi além e lançou, recentemente, mais uma de suas funcionalidades exclusivas, a Retentativa com Troca de Perfil de Pagamento, um recurso que faz uso da inteligência de dados para ajudar as empresas no combate à inadimplência, sobretudo para negócios recorrentes.

Funciona da seguinte maneira, quando não é suficiente fazer novas tentativas ou retentar a cobrança por meio de outra adquirente, a Retentativa com Troca de Perfil de Pagamento entra em ação e realiza novas tentativas de cobrança em cartões de crédito diferentes que estejam cadastrados e ativos na plataforma.

Com isso, as chances de concluir as transações com êxito aumentaram em 18%, segundo dados internos de clientes que já utilizam o recurso.

A Retentativa com Troca de Perfil de Pagamento é uma última etapa do processo de recuperação de cobranças, com limite de cinco cartões de crédito cadastrados – do mais recente ao mais antigo. Essa funcionalidade faz parte de um conjunto exclusivo de retentativas inteligentes que potencializam o sucesso na recuperação de pagamentos.

As modalidades disponíveis são:

  • Retentativa Inteligente de Saldo, uma funcionalidade exclusiva que garante cerca de 26% mais assertividade na cobrança do que as retentativas simples e que já recuperou mais de 1,5 milhão de transações, reduzindo a inadimplência dos clientes Vindi
  • Retentativa com Troca de Adquirente, a única funcionalidade do mercado que realiza retentativas de cobrança em assinaturas ativas, por meio de diferentes adquirentes e que já reduziu a inadimplência em mais de 1 milhão e meio de transações.

Além dessas funcionalidades, a Vindi conta com uma plataforma robusta e com recursos que, em conjunto, já recuperaram mais de R$390 milhões em inadimplência para seus clientes.

Leia também: Shopee assume liderança em m-commerce no Brasil.