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IA pode auxiliar nas vendas de Natal, aponta Nubimetrics

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

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De acordo com a Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce (ABIACOM), o Natal de 2025 será um sucesso para as compras online. A entidade prevê um faturamento de RS26 bilhões em vendas, crescimente de quase 15% em relação a 2024.

Mulher usando laptop para compras online de natal
(Imagem: Envato)

Para Pamela Scheurer, CEO da Nubimetrics, empresa especialista em inteligência de dados para e-commerce, o uso da Inteligência Artificial se tornou obrigatório para garantir a competitividade e rentabilidade do negócio em momentos de vendas expressivas, como o Natal. Ela elencou 4 insights sobre o uso da IA no e-commerce para aproveitar as vendas da melhor forma possível.

1. Análise de tendências

A inteligência artificial é capaz de cruzar dados de buscas, cliques e histórico de compras para identificar quais produtos, categorias e palavras-chave estão ganhando relevância entre os consumidores.

Com o apoio de ferramentas de monitoramento, é possível detectar oportunidades que ainda não estão saturadas, ampliando o alcance das ofertas e aumentando as chances de conversão.

“A ferramenta oferece leitura preditiva do comportamento do consumidor, permitindo que as marcas saibam o que vai estar em alta antes mesmo que a demanda exploda”, explica Pamela.

2. Antecipação de cenários

Baseada em dados históricos e em informações em tempo real, a IA ajuda a prever o interesse dos consumidores e o ritmo de crescimento da procura em cada categoria. Esses insights possibilitam um planejamento mais eficiente de estoque e logística, evitando excessos que imobilizam capital ou rupturas que comprometem o faturamento.

Com previsões mais precisas, as marcas podem ajustar sua produção e reposição de forma dinâmica, além de adaptar estratégias regionais — ponto essencial em marketplaces com grande abrangência geográfica.

“Durante o fim do ano, quem entende o timing da demanda consegue estar um passo à frente. A IA traz essa vantagem competitiva”, afirma a executiva.

3. Otimização de posicionamento

Em plataformas como a Nubimetrics, além da inteligência artificial analisar métricas de desempenho e comportamento dos consumidores dentro dos marketplaces, ela também oferece recomendações sobre como e onde os produtos devem ser posicionados.

A tecnologia identifica os espaços mais estratégicos, sugere ajustes em títulos, descrições e categorias, e até indica variações de palavras-chave com maior potencial de conversão.

“Esse é um dos fatores que mais influenciam o desempenho dentro dos comércios digitais. A IA permite fazer isso de forma analítica, eliminando o achismo”, ressalta a especialista.

4. Ajuste inteligente de preços

Com algoritmos que monitoram a concorrência em tempo real e avaliam a elasticidade de preço, a IA permite ajustar valores automaticamente, garantindo que as marcas permaneçam competitivas sem comprometer sua margem de lucro.

Além disso, a tecnologia identifica padrões de variação de demanda — como picos de busca ou quedas de interesse — e orienta mudanças dinâmicas de preço para potencializar o faturamento e maximizar o retorno sobre cada item.

“A ferramenta coloca as marcas em um novo patamar de eficiência, onde cada decisão de preço é estratégica e baseada em dados reais”, complementa Pamela.