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Varejo moderno tem crescimento de 13,6% no primeiro semestre de 2020, mostra Nielsen

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

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Levantamento realizado pela Nielsen mostra que houve aumento 13,6% nas vendas no varejo no primeiro semestre de 2020 em relação ao ano passado. Os dados levam em consideração o acumulado do período desde janeiro até o 26 de julho nos setores: autosserviços, atacarejo e farmácias. As três categorias juntas configuram o que a Nielsen chama de Varejo Moderno. O atacarejo é o setor que apresenta maior destaque, com crescimento de 21,3%. Enquanto isso, a categoria de farmácias aparece com menor crescimento, de apenas 6,9% com relação ao faturamento. [caption id="attachment_101485" align="aligncenter" width="571"]crescimento por formatos primeiro semestre de 2020. Crescimento por formatos no primeiro semestre de 2020.[/caption] [caption id="attachment_101486" align="aligncenter" width="534"] Participação do crescimento por categoria no primeiro semestre.[/caption]

Julho de 2020

De acordo com o levantamento, o atacarejo sozinho representa um ⅓ das vendas do período e registrou 34,3% em ganho de importância em julho. Além disso, também neste mês, registrou 31,5% de crescimento em vendas com relação ao mesmo período do ano passado. [caption id="attachment_101487" align="aligncenter" width="564"] Crescimento por formatos no primeiro semestre de 2020.[/caption] [caption id="attachment_101488" align="aligncenter" width="495"] Participação do crescimento por categoria no primeiro semestre.[/caption] Leia também: Norte e Nordeste crescem em importância no faturamento do e-commerce brasileiro.

Vendas por cesta de produtos

Em Julho de 2020, todas as cestas de produtos tiveram crescimento com relação ao mesmo período do ano passado. O destaque, no entanto, está para as categorias perecíveis frescos, mercearia e commodities, que representam ½ do resultado positivo do período. Dessa forma, dentre os que obtiveram maior crescimento comparativo para faturamento, o destaque está para eletrônicos, com crescimento de 37,1%. [caption id="attachment_101489" align="aligncenter" width="1152"] Cestas do varejo no primeiro semestre de 2020.[/caption]

Produtos

De acordo com o levantamento da Nielsen, dentre as categorias do varejo moderno, alguns produtos se destacam como positivos. Entre eles: leite asséptico, industrializados de carne, cortes bovinos, cervejas e aparelhos celulares. Apesar de uma boa performance, em geral, os seguintes produtos tiveram resultados negativos em julho de 2020: bronzeadores, pneus e gomas de mascar. [caption id="attachment_101490" align="aligncenter" width="1158"] Contribuição por produto no primeiro semestre.[/caption] Leia também: Impulsionada pela pandemia, expansão do e-commerce chega a 40% ao ano.