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Traduções incorretas e informações falsas levam 46% dos brasileiros a suspeitar de fraude nas compras online

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Um relatório recente da Sherlock Communications revelou que 46% dos brasileiros suspeitam de fraude durante compras online devido a traduções incorretas e informações falsas. O estudo abrange seis países da América Latina e destaca que 4 em cada 10 pessoas evitam clicar em anúncios online por causa de traduções imperfeitas para seus idiomas nativos.

A América Latina, com cerca de 300 milhões de compradores online, está se tornando uma das regiões mais promissoras para empresas internacionais de comércio eletrônico. No entanto, o relatório “Papo Furado – Como erros de comunicação impactam nas vendas” indica que empresas estrangeiras podem perder mais de US$46 milhões por negligenciarem a importância de uma comunicação eficaz.

A entrevista envolveu mais de 3.000 participantes na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. Revelou, por exemplo, que 77% dos consumidores evitam comprar de empresas internacionais devido a mensagens inadequadas em seus sites. No Brasil, 11% dos entrevistados disseram ter alertado amigos para não realizarem compras online.

Perda de venda de US$154 por pessoa

Os entrevistados relataram que a perda média de vendas devido a traduções malfeitas e outros erros de comunicação foi de US$154 por pessoa na América Latina. No Brasil, esse valor foi de US$ 140 por pessoa.

Questionário sugere quais os principais motivos para não comprar um produto de uma empresa internacional

Diversos setores sentem o impacto dos erros de comunicação, uma vez que 28% dos entrevistados evitaram sites de moda, 18% sites de varejo e 16% sites de saúde e beleza. Além disso, quase metade (45%) dos entrevistados da América Latina afirmaram que erros de texto e imagens levantaram suspeitas de fraude, com 46% dos brasileiros evitando compras.

Antes de chegarem aos sites, muitos consumidores encontram empresas internacionais por meio de anúncios online e resultados de pesquisa. No entanto, 79% dos entrevistados evitaram clicar em anúncios devido a mensagens de má qualidade; outros 37% evitaram anúncios com traduções ruins, suspeitando de fraude. No Chile, essa desconfiança foi particularmente alta, com 42% dos entrevistados evitando anúncios com traduções imperfeitas.

Erros em resultados de buscas

Erros nos resultados de busca também afetam a confiança dos consumidores. Quatro em cada cinco latino-americanos decidiram não clicar em resultados de pesquisa devido a falhas nas mensagens, com 36% perdendo a confiança em empresas internacionais por esse motivo.

Para conquistar os consumidores latino-americanos, a pesquisa ressalta que empresas internacionais devem adotar a localização, utilizando tradutores nativos que compreendam as nuances culturais. O relatório na íntegra pode ser baixado aqui.