Logo E-Commerce Brasil

Senado dos EUA aprova medida que bloqueia tarifas de Trump sobre o Brasil

Por: Alice Lopes

Jornalista no E-Commerce Brasil

Jornalista no E-commerce Brasil, graduada pela Universidade Nove de Julho e apaixonada por comunicação.

Ver página do autor

O Senado dos Estados Unidos aprovou por 52 votos a 48 uma medida que bloqueia as tarifas impostas pelo Presidente Donald Trump sobre o Brasil. A proposta contou com o apoio de cinco senadores republicanos que se juntaram aos democratas para rejeitar um dos principais pilares da política econômica da Casa Branca.

Bandeiras do Brasil e dos Estados Unidos lado a lado em mastros, com fundo neutro.
(Imagem gerada por IA)

Entre os republicanos que votaram a favor da resolução estão Lisa Murkowski do Alasca, Susan Collins do Maine, Rand Paul e Mitch McConnell do Kentucky e Thom Tillis da Carolina do Norte. Todos os democratas apoiaram a medida.

A proposta apresentada pelo senador democrata Tim Kaine busca encerrar a cobrança de tarifas sobre produtos brasileiros impostas com base em uma lei de poderes emergenciais. Agora o texto segue para a Câmara dos Representantes, onde os líderes republicanos adotaram regras que limitam votações sobre contestações tarifárias até março de 2026.

Impacto no comércio internacional

A medida faz parte de um pacote mais amplo que o Senado deve avaliar ainda nesta semana, incluindo resoluções para barrar as tarifas de 35% sobre produtos canadenses e as taxas que variam de 10% a 50% sobre importações de outros países. As discussões se concentram nos efeitos dessas tarifas sobre o comércio global, os custos para importadores e os preços ao consumidor.

Resistência dentro do Partido Republicano

A votação ocorreu após um almoço a portas fechadas na terça-feira, 28, no qual o vice-presidente JD Vance enfrentou críticas de senadores republicanos. O encontro, que tinha o objetivo de unificar o partido em torno da política comercial, acabou marcado por reclamações de parlamentares de estados agrícolas.

Eles protestaram contra planos do governo que poderiam quadruplicar as importações de carne bovina da Argentina, alegando que a medida ameaça a competitividade e a estabilidade econômica dos produtores locais.

Questionamentos jurídicos e políticos

Parte dos republicanos demonstrou desconforto com a estratégia tarifária de Trump e a Suprema Corte deve analisar em breve se o ex-presidente extrapolou seus poderes ao impor tarifas de forma unilateral.

Rand Paul, um dos autores da medida que suspende as tarifas sobre o Brasil, afirmou que Trump invadiu o poder do Congresso sobre a tributação ao reivindicar o direito de impor impostos de importação sem autorização legislativa.

Segundo ele, as tarifas se baseiam em uma emergência fabricada e carecem de justificativa econômica sólida. Ele afirmou que é difícil alcançar consenso dentro do partido até que seus colegas estejam dispostos a votar contra o ex-presidente.