O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) lançou o aplicativo Meu SEBRAE para auxiliar na conexão entre empreendedores que têm procurado ampliar o networking para buscar alternativas e oportunidades de negócios em meio à crise do novo coronavírus.
O aplicativo já está disponível para ser baixado gratuitamente em todo o Brasil. Além disso, o app, em virtude do isolamento, se coloca como um canal rápido e prático para o empreendedor receber informações e atendimento do Sebrae.
Segundo o Sebrae, a funcionalidade “Achei!” é como um “Tinder do Empreendedor”, em que cada dono de micro ou pequeno negócio se cadastra pode dar likes em outros empresários com interesses comuns e, caso o like seja recíproco, acontece um match para que ambos iniciem uma conversa e possam desenvolver uma relação comercial. Com a nova versão, não é mais necessário ter CNPJ para usufruir da ferramenta.
Plataforma com melhorias
Lançada pelo Sebrae-PR no ano passado, a plataforma passou por melhorias que vão incrementar a experiência do usuário e permitir conexões mais personalizadas. Como explica o consultor Luciano Renan da Silva, tudo começa na hora do cadastro quando o empreendedor pode definir seus interesses.
“O aplicativo, por meio de inteligência artificial, reconhece as preferências do usuário e oferta conteúdos personalizados. Além disso, o usuário também receberá sugestões de perfis semelhantes ao seu para que as chances de combinações aumentem”, afirma.
Além da possibilidade de dar likes e matches a partir das recomendações do aplicativo, o usuário também pode realizar uma busca por empresas específicas a partir de termos ou filtros de cidades, segmentos e produtos e, assim, iniciar uma nova conversa.
Atualmente, a funcionalidade já possui mais de 2,6 mil empresas cadastradas e as melhorias no aplicativo têm potencial para expandir ainda mais o catálogo de negócios, segundo o Sebrae.
“Em um momento de dificuldade em que o networking não pode ser realizado presencialmente, o aplicativo poderá ajudar a conectar donos de pequenos negócios que poderiam nunca se encontrar. A partir daí, começar novas relações comerciais que podem impulsionar negócios em todo o país”, explica o executivo.
Aplicativo Meu SEBRAE
Além da funcionalidade “Achei!”, o aplicativo conta com materiais e conteúdos multimídia exclusivos dedicados aos segmentos de preferência do empreendedor e a agenda de cursos e capacitações do Sebrae, principalmente EAD.
Uma das novidades é a presença de um canal direto de comunicação com o Sebrae em tempo real. De acordo com o serviço, basta apertar um botão na tela inicial e, no mesmo momento, a equipe estará pronta para realizar o atendimento e, se necessário, direcionar o usuário às consultorias online.
“Essa é uma funcionalidade prática que vai trazer mais agilidade e eficiência para o empreendedor em um momento em que toda ajuda é necessária”, ressalta o consultor do Sebrae.
O aplicativo pode ser baixado para Android ou iOS. Para saber mais sobre a plataforma é só acessar a página do aplicativo.
Leia também: Sebrae-SP cria vitrine virtual para fortalecer Movimento Compre do Pequeno