Sistema criado nos Estados Unidos faz levantamento em tempo real de opiniões divulgadas nas redes sociais
Pela primeira vez, a movimentação do que pensam os consumidores brasileiros durante a próxima Black Friday, que acontece no dia 28/11, poderá ser mostrada em tempo real.
A partir do monitoramento ‘ao vivo’ do que é dito nas redes sociais, o sistema NetBase apresenta a opinião dos internautas sobre, por exemplo, onde estão as melhores (e as piores) promoções, como está o atendimento das principais lojas e quais são os produtos mais procurados. O buzz Black Friday já pode ser conferido online em http://brandblackfriday.
A ferramenta faz a análise a partir do registro de determinadas palavras-chave, ou seja, quantas vezes uma loja ou um produto é citado, o alcance (quantas pessoas leram) e as impressões positivas ou negativas, que são medidas em uma escala de -100 a +100.
De acordo com Alexander Schmitz-Kohlitz, CEO da Polis Consulting um pré-monitoramento com os termos Black Friday realizado entre 18 de outubro e 18 de novembro registrou mais de 33 mil menções – a maioria do público masculino. “Imagine agora na semana da Black Friday”, diz o executivo. “As grandes redes varejistas poderão conferir em tempo real o que o consumidor pensa e rapidamente adaptar suas promoções para aumentar ainda mais as vendas”.
Maior evento anual de promoções, a Black Friday já é no Brasil o dia com maior volume de vendas e receita, com importância cada vez maior no orçamento de varejistas e portais de e-commerce.
Confira todos os Pulses sobre a Black Friday:
Stream: http://streamblackfriday.
Trend: http://trendblackfriday.
Image: http://imageblackfriday.