Portal para repasse de doações beneficentes é o primeiro e-commerce sem fins lucrativos e é lançado com 12 entidades já cadastradas
A CVS, agência especializada em planejamento digital e o empresário Sérgio Monteiro Jr. estão lançando o primeiro e-commerce social, o Click Esperança (www.clickesperanca.com.br), um portal para repasse de doações para instituições beneficentes que é um e-commerce, porém sem fins lucrativos. Seu objetivo é usar a comodidade do e-commerce e a força da internet para buscar doadores em todo o Brasil.
O valor mínimo de doação é R$ 20,00 e não há valor máximo. O doador escolhe a entidade para qual vai doar por vários mecanismos de busca, incluindo geolocalização onde pode buscar por instituições próximas ao CEP, por exemplo, caso queira contribuir com uma ação próxima ao seu bairro. “Acreditamos que pequenas ações podem se tornar grandes, se somadas. E que a melhor maneira de ajudar é usar a força da tecnologia, das novas mídias e do pensamento inovador para transformar a sociedade e impulsionar uma mudança social positiva”, afirma Sérgio Monteiro Jr., presidente do Click Esperança e criador do projeto.
Inspirado no sucesso mundial do crowdfunding (financiamento coletivo), o portal segue a o modelo de um e-commerce e utiliza como meio de pagamento o PagSeguro. “Sabemos que é fundamental garantir a segurança dos dados das pessoas cadastradas no Click Esperança.Além de usarmos o PagSeguro para evitar fraudes, também utilizamos tecnologias de criptografia que garantem a privacidade dos dados de login do usuário do portal”, explica Caio Soldi, presidente da agência digital CVS, que desenvolveu o e-commerce. O Click Esperança nasceu com a proposta de ser transparente e mantém um painel com contador automático, localizado no canto direito abaixo do primeiro banner, que mostra em real time o total de doações já recebido.
A plataforma do portal foi planejada e executada pela agência CVS em html5, a tecnologia mais atual para sites, portais e e-commerce e que possui melhor sistema de busca nos sites como Google e Yahoo, além de formato responsivo (que pode ser visualizado em qualquer dispositivo, PC, tablets, celulares, etc.). “Graças à tecnologia de ponta, já estamos com 963 acessos por mês e 2523 pageviews, isso sem ter feito nenhuma campanha de lançamento do Click Esperança”, comenta Soldi.
Atualmente estão cadastradas 12 instituições, entre elas, a APAE de São Paulo, o Instituto do Rim do CE, Casa de Apoio Rim Viver e CEPAC (Associação Criança Especial de Pais Companheiros). O Click Esperança está buscando entidades beneficentes nos segmentos de 3ª Idade, Assistência Infância/Criança, Combate à fome e à pobreza, Combate à Violência, Combate e Assistência ao Câncer, Combate e Assistência as Drogas, Cultura e Arte, Deficientes, Direitos Humanos / Cidadania, Educação, Esporte e Lazer, Meio ambiente / Preservação, Moradores de Rua, Prevenção e Tratamento de Doenças e Vítimas de desastres naturais.
Para as instituições interessadas em participar, basta entrar no item “cadastre sua instituição” localizado no rodapé do portal e preencher o formulário de cadastro. As entidades que solicitarem a entrada passarão por uma avaliação interna criteriosa, para que os dados ali publicados sejam checados. “O Click Esperança somente aceita instituições que beneficiem no mínimo 50 vidas e é necessário que a organização apresente documentos relativos ao seu funcionamento, bem como de comprovação dos serviços. Após o cadastramento, é possível que as instituições acompanhem o andamento de doações por meio de um painel administrativo exclusivo”, explica Soldi, da agência de planejamento digital CVS.