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PMEs projetam alta nas vendas no Natal, diz Serasa Experian

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

O Natal deve impulsionar as vendas de pequenas e médias empresas (PMEs) em 2025, segundo levantamento inédito da Serasa Experian. A pesquisa mostra que 69% dos empreendedores do tipo esperam crescimento nas vendas e no faturamento em relação ao ano passado. Outros 17% projetam desempenho semelhante ao de 2024, enquanto 14% acreditam em queda no período.

PMEs projetam alta nas vendas no Natal, diz Serasa Experian
(Imagem: Envato)

O estudo ouviu 558 pequenas e médias empresas da base de clientes da Serasa Experian em todo o país, ao longo do mês de novembro de 2025. A data segue como uma das principais apostas do varejo para o fechamento do ano, concentrando uma parcela relevante do faturamento anual do setor.

Para Cleber Genero, vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian, o desempenho esperado reforça o peso estratégico da data. Segundo ele, o Natal continua sendo decisivo para o varejo, especialmente para negócios de menor porte, o que exige planejamento de estoque e ações comerciais capazes de transformar o aumento do consumo em resultados efetivos.

Outro ponto de atenção para este ano é a influência da inteligência artificial (IA) nas vendas do período.

Diferenças regionais

Entre as empresas que esperam aumento nas vendas, o Sudeste concentra a maior parcela das respostas, com 52%. Nordeste e Sul aparecem na sequência, ambos com 15%, seguidos por Centro-Oeste e Norte, com 9% cada.

O Sudeste também lidera entre as PMEs que projetam desempenho igual ao do ano anterior, reunindo 66% das respostas. Sul (19%), Nordeste (8%), Norte (4%) e Centro-Oeste (3%) completam o ranking. Já no grupo que espera queda no faturamento, o Sudeste responde por 55%, seguido pelo Sul (23%), Centro-Oeste (13%), Norte (6%) e Nordeste (3%).

Tempo de atuação

As empresas mais jovens são as mais otimistas para o Natal. Os negócios com até cinco anos de existência representam 57% das PMEs que esperam crescimento nas vendas. Em seguida aparecem aquelas com 6 a 10 anos (20%) e de 11 a 20 anos (17%). Empresas com mais de 20 anos somam participação menor nas expectativas positivas.

Esse padrão se repete entre as PMEs que projetam desempenho semelhante ao do ano anterior, com predominância de empresas entre 1 e 5 anos de atuação (38%). Já entre aquelas que esperam queda no faturamento, os negócios mais jovens também lideram, seguidos por empresas com até 20 anos de mercado.

Os dados indicam que, apesar das incertezas econômicas, o Natal de 2025 segue como uma das principais apostas do varejo, especialmente para pequenas e médias empresas que veem na data uma oportunidade de encerrar o ano com resultados mais robustos.