Aplicativos, ingressos e moda são os itens mais comprados pelo smartphone
O uso do celular, em especial os smartphones, vem crescendo de forma rápida e chamando a atenção de anunciantes. Pensando nisso, o IBOPE Media lança uma nova solução, o Mobile Report, que vai traçar, mensalmente, um perfil completo do usuário de smartphone e seus hábitos.
Em fevereiro, por exemplo, Redes Sociais foi a categoria mais acessada pelos respondentes da pesquisa.
1 |
Redes Sociais e/ou Comunicadores |
78,8% |
2 |
Email |
75,9% |
3 |
Notícias |
57,9% |
4 |
Músicas |
47,4% |
5 |
Entretenimento |
43,8% |
E quando o brasileiro mais utiliza a internet pelo celular? A resposta “enquanto espero (trânsito, fila etc)” foi a mais citada, mas há outras opções que chamam a atenção:
Enquanto espero (trânsito, filas etc) |
60% |
Antes de dormir |
45% |
Assim que acordo |
29% |
Enquanto assisto TV |
23% |
No banheiro |
18% |
Outro destaque é que 13% das pessoas declararam ter realizado alguma compra via mobile – um indicador de mudança de comportamento, pois, há dois ou três anos, as pessoas tinham medo de fazer compras até por meio de computadores tradicionais. Os valores gastos também supreendem:
Até R$ 30 |
15% |
Até R$ 60 |
10% |
Até R$ 100 |
18% |
Até R$ 200 |
11% |
Até R$ 300 |
9% |
Mais de R$ 300 |
36% |
Entre os que fizeram compras pelo smartphone, 19% adquiriram itens eletrônicos e 12%, eletrodomésticos. A compra de aplicativos, ingressos (cinemas, shows etc) e moda, no entanto, foram os mais citados, com 37%, 27% e 22%, respectivamente.
Ainda com relação a compras, o smartphone também é usado para comparar preços: 53% dos participantes dizem que costumam fazer essa comparação quando estão em lojas físicas para checar os preços em lojas online.
Além de pesquisar hábitos, o estudo Mobile Report mostra quais equipamentos as pessoas estão usando. O sistema operacional Android é o mais comum, citado por 59% dos pesquisados, seguido pelo iOS com 9%.
Dora Câmara, diretora regional Brasil do IBOPE Media, evidencia a importância deste estudo para quem pretende investir em publicidade no meio mobile: “Há 15 anos o IBOPE Media mede a internet e notamos que o acesso se expandiu através de diferentes plataformas e canais. Portanto, incluir o uso de smartphones é um passo natural para representarmos o crescente uso das múltiplas telas. Para apoiarmos o mercado com números confiáveis, estabelecemos uma medição regular para monitorar a evolução de quando e como as pessoas se relacionam com esta nova tela”, conclui a executiva.
O estudo aponta ainda que os pesquisados prestam atenção nos anúncios que vêm ao acessar a internet pelo smartphone. Em fevereiro, os cupons de desconto foram os que mais chamaram a atenção, com 40%, seguidos por:
Promoção relâmpago |
28% |
Promoção de geolocalização |
24% |
Metodologia
A pesquisa Mobile Report é baseada em um questionário estruturado e representativo do universo de usuários de smartphone. Aplicado mensalmente em um painel de internautas, conta com no mínimo 700 pessoas. Com isso é possível acompanhar dados até hoje inéditos e analisá-los por sexo, idade, região e classe social.
Por: Grupo IBOPE