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Mercado de trabalho em e-commerce movimenta candidatos e empresas

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

As boas perspectivas para os próximos anos no e-commerce brasileiro vem conquistando a atenção não apenas de empresas que utilizam a internet como plataforma para vendas, mas também de profissionais que pensam em iniciar ou migrar suas carreiras para a área digital.

E tanto empregadores como pessoas que se candidatam às vagas também começam a perceber a especificidade desse tipo de comércio, como é possível notar pela trajetória de crescimento na busca por capacitação para o setor. 

Crescimento do mercado de e-commerce

A demanda por qualificação tem como base tanto a experiência obtida após anos de crescimento do e-commerce como pela perspectiva do que ainda está por vir. 

Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a Abcomm, são bastante otimistas em relação ao desempenho do comércio digital no Brasil nos próximos anos. Segundo a instituição, a expectativa é que ticket médio, pedidos e número de compradores subirão praticamente ano após ano até 2026 – quando o faturamento nesse mercado deverá alcançar a marca de mais de R$232 bilhões.

E a entidade não está sozinha nas previsões positivas para o e-commerce. 

Movimentação de profissionais na área de comércio eletrônico

Mesmo após um grande movimento de digitalização do comércio nos últimos anos, os dados mostram que a perspectiva na área de vendas on-line ainda é de expansão. A tendência é que esse movimento se mantenha também em relação à entrada de pessoas no setor. 

Para se ter uma ideia, relatório do LinkedIn de 2021 apontou a posição de especialista em e-commerce como uma das que mais estavam em alta. 

“O mercado está aquecido e continua precisando de profissionais”, afirma Maurici Junior, palestrante, consultor na área de marketing digital, gerente de conteúdo e professor na ComSchool – empresa que oferece treinamentos sobre e-commerce, marketing, mídias sociais e gestão de negócios, entre outros temas, tanto para pessoas físicas como para empresas por meio de parcerias para o desenvolvimento de curso in company

Maurici declara que cursos de analista de e-commerce e gerente de e-commerce estão com procura em alta. “A ComSchool fez um levantamento nos principais sites de emprego e constatou que há mais de 3 mil vagas abertas para contratação de analistas de e-commerce”, afirma. Segundo informações da empresa, a remuneração para o cargo de analista de e-commerce varia entre R$1500 a R$5500.

Hora de contratar e reter talentos

Por ser um mercado que vem se desenvolvendo e é relativamente novo, pessoas de qualquer área de formação estão se interessando em entrar nele. O que pode levá-lo a ser um caminho para profissionais que desejam realizar uma transição de carreira ou vão começar a vida profissional e buscam algo promissor.  

“De maneira geral, os alunos que buscam os cursos da ComSchool têm o objetivo de se especializarem para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho. São pessoas que entenderam que o processo de transformação digital se intensificou nos últimos anos e que as empresas precisaram se adaptar a esse novo cenário, e nesse contexto, têm encontrado dificuldades para a contratação de pessoas qualificadas.”, comenta Maurici. 

Uma vez que o acesso à informação é mais democrático na internet, é mais difícil filtrar conteúdo de qualidade. Como os cursos da ComSchool são, em sua maioria, práticos, os alunos aprendem as ferramentas utilizadas no dia a dia do profissional digital. Além disso, têm a chance de aprender com professores que atuam no mercado, trabalhando com performance e geração de resultados sólidos.

Com esse embasamento prático e também estratégico, esses alunos se preparam para assumir cargos importantes nas empresas, gerenciando as principais atividades digitais.

Para empresas que pensam em contratar a fim de estruturar um departamento focado em e-commerce ou ampliar uma equipe já existente, Maurici acredita que é importante que os profissionais que buscam se destacar nos processos de contratação se preparem para os desafios do mundo digital. 

“Nesse cenário, é imprescindível que o profissional digital seja uma pessoa multidisciplinar. De cadastro de produtos a gestão de tráfego, passando pela produção de conteúdo, criação de banners, tratamento de imagens até gestão de plataforma de ecommerce e ERP, este profissional precisa estar atento às principais mudanças do mercado de trabalho para conseguir se manter atualizado e pronto para as diferentes demandas.”, finaliza.