Logo E-Commerce Brasil

Mastercard vai habilitar pagamentos por IA em 2026 na América Latina

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

A Mastercard anunciou durante o Mastercard Innovation Forum que o Mastercard Agent Pay será disponibilizado em toda a América Latina e Caribe a partir de 2026. A solução permitirá que agentes de inteligência artificial realizem transações em nome dos usuários de forma segura, rastreável e alinhada às regras do ecossistema de pagamentos.

Celular com a tela do Mastercard Click to Pay aberta
(Imagem: Mastercard/Reprodução)

Parceiros como Bemobi, Checkout.com, Davivienda, Evertec, Getnet, Inti, MagaluPay e Yuno serão os primeiros a habilitar transações agentivas usando o Agent Pay Acceptance Framework, lançado pela Mastercard em 2025. A empresa também confirmou que emissores da região estarão preparados para operar com o novo modelo até fevereiro do próximo ano.

Tudo com supervisão do consumidor

O Agent Pay integra mecanismos de pagamento diretamente a plataformas conversacionais, permitindo que agentes digitais recomendem produtos, efetuem compras e gerenciem experiências de consumo. O funcionamento é baseado nos Agentic Tokens, credenciais dinâmicas que autorizam a IA a transacionar dentro de limites definidos pelo próprio usuário.

Esses tokens operam com tokenização avançada, verificação, prevenção de fraude e suporte a disputas. Segundo a Mastercard, quase 100% dos emissores da região já possuem infraestrutura compatível com a tokenização, o que deve acelerar a adoção do sistema.

A empresa afirma que o modelo mantém o consumidor no controle: agentes só executam ações autorizadas, com total rastreabilidade. As compras são autenticadas com payment passkeys e credenciais tokenizadas, garantindo que comerciantes e emissores possam reconhecer transações realizadas por IA de forma segura.

Adoção rápida para comerciantes

O Agent Pay Acceptance Framework exige registro e verificação de agentes antes que transações possam ocorrer na rede Mastercard. O modelo padroniza requisitos de segurança e reduz a complexidade para comerciantes, permitindo que aceitem pagamentos feitos por IA sem precisar adaptar sistemas individualmente.

A Mastercard afirma que a tecnologia deve beneficiar toda a cadeia de valor do comércio, ampliando a segurança das transações e viabilizando novos casos de uso baseados em IA.

Segundo Guida Sousa, vice-presidente sênior de Produtos e Inovação da Mastercard para a América Latina e Caribe, os pagamentos agentivos representam um novo capítulo no comércio digital. Ela destaca que a combinação entre IA e segurança deve ampliar a conveniência para consumidores e acelerar a transformação digital nos mercados da região.