Acomodados no Palácio Tangará, hotel de luxo em São Paulo, a Mastercard anunciou nesta segunda-feira o cartão World Legend Mastercard, novo produto voltado para o público premium. Acima da categoria Black, a solução oferece benefícios mais sofisticados e uma curadoria exclusiva dentro do universo da bandeira, conectando uma estratégia global a uma execução local dividida em três pilares: viagem, gastronomia e entretenimento.

Segundo o Banco Central, o Brasil está entre os três principais mercados da Mastercard no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e Reino Unido – e será o primeiro da América Latina a receber o produto, logo depois dos Estados Unidos. Até agora, são sete emissores confirmados: Banco do Brasil, BTG, C6Bank, Itaú, PicPay, Sicoob e Sisprime do Brasil.
A variedade de parceiros, desde bancos tradicionais, fintechs e até cooperativas é uma estratégia para diversificar o grupo, que representa mais de 40% dos gastos com cartão de crédito no país.

Em busca de novos atrativos
O público de altíssima renda tem um crescimento da riqueza cinco vezes maior do que o resto da população. Além disso, a maioria (59%) busca experiências em vez de bens materiais, enquanto 74% dos usuários de cartões premium utilizaram ao menos um benefício no último ano, contra apenas 32% entre os portadores de cartões tradicionais, um dado que reforça o alto grau de engajamento e lealdade dos consumidores de alta renda.
Com o Pix em alta, o uso do débito, sobretudo nas compras digitais, tem perdido espaço. Os dados da Abecs informam que as compras realizadas no país com a modalidade somaram mais de 978 milhões de transações até o fim de 2024. Este ano, a Mastercard se uniu à Visa e Elo para o lançamento de uma campanha de estímulo do cartão de débito no comércio eletrônico.
Para Marcelo Tangioni, CEO da Mastercard Brasil, o World Legend Mastercard é um produto muito mais estratégico e de posicionamento do que uma fonte de receita. Portanto, o movimento de lançamento do cartão com benefícios ultra premium pode ser observado como uma forma de fidelizar consumidores e competir com lançamentos paralelos, como o Pix Parcelado e Pix Automático, que disputam espaço com os cartões tradicionais e com o Click to Pay, tecnologia de pagamentos número de cartão e senha prevista para ganhar escala em 2025.
“Esse futuro sem senha ele é um futuro que, até um tempo atrás, a gente falava muito de introduzir fricção para aumentar a segurança. Agora, a gente conseguiu chegar no modelo em que você tira a fricção com mais segurança”, acrescenta Leonardo Linares, vice-presidente sênior de Soluções de Produtos e Serviços da Mastercard no Brasil.
Um ecossistema de benefícios
Com uma curadoria de experiências exclusivas divididas em três pilares: gastronomia, entretenimento e viagens, o programa oferece check-in e check-out anytime em hotéis selecionados, roteiros personalizados e experiências sob medida. Para a gastronomia, a parceria com o Guia Michelin, garante reservas prioritárias em mais de 10 restaurantes no Brasil.
Enquanto no entretenimento, é oferecido o serviço de consultoria para compra e venda de obras de arte, encontros com artistas e visitas guiadas a museus.
Como parte das novidades, a Mastercard também anunciou a reabertura da sala Taste of Priceless, no Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos, com inauguração prevista para o mês que vem.
Para 2026, a companhia irá lançar o World Legend Exclusive Mastercard, que trará o benefício Air Companion, ao comprar uma passagem em classe executiva, o titular ganha uma passagem gratuita para o acompanhante.