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Programas de benefícios seguem sendo uma das melhores abordagens para atrair e fidelizar clientes

Por: Eduardo Esparza

VP General Manager da Tenerity na Iberia e no Brasil

Com mais de 20 anos de mercado, Eduardo Esparza atua na aquisição de novos negócios, manutenção de contas, com especial atenção a empresas de e-commerce, ajudando-as a melhorar a retenção de clientes e receita. Gerenciamento, liderança e capacidade de implementação de estratégias comerciais estão entre suas principais habilidades.

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Se você faz compras pela internet e ainda não aderiu a um programa de recompensas, talvez esteja perdendo uma série de vantagens, como descontos exclusivos e até mesmo o retorno de parte do dinheiro gasto. Além de economizar, o consumidor recebe recompensas a cada transação, enquanto as empresas fidelizam seus clientes e aumentam as vendas.

Pessoa usando notebook para finalizar uma compra online com opção de cashback.
Imagem gerada por IA.

O relatório CX Trends 2025, realizado pela Octadesk, plataforma de atendimento com inteligência artificial, indica que 75% dos consumidores preferem empresas que oferecem contrapartidas. Diante disso, compreender as principais características dos diferentes tipos de benefícios é essencial para aproveitar ao máximo o que eles oferecem.

As formas de pagamento também podem influenciar nas recompensas recebidas. O cartão de crédito está entre as diversas opções para acumular pontos ou até mesmo obter cashback sobre o valor gasto em cada transação. Em alguns casos, é possível que a pessoa já tenha acumulado pontos sem saber, por exemplo.

O CX Trends 2025 também indica que setores como supermercados, marketplaces e passagens aéreas estão entre os preferidos pelos consumidores na hora de resgatar seus pontos. Quanto à forma de pagamento, o cartão de crédito foi a principal escolha em 2024, conforme a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Escolhas e formatos dos benefícios

A escolha do programa ideal depende do perfil de consumo de cada pessoa. O consumidor deve avaliar a sua rotina de compras para identificar as oportunidades mais vantajosas. Supermercados, postos de gasolina, farmácias e outros segmentos varejistas podem oferecer inúmeros ganhos.

Mas vale sempre o alerta: o funcionamento precisa ser simples e intuitivo. O cliente precisa saber claramente como se cadastrar em um programa de uma loja, aplicativo ou outra plataforma virtual. A cada nova compra, o consumidor recebe algum tipo de contrapartida, que poderá ser utilizado como descontos, cashback de uma porcentagem do valor gasto, ofertas exclusivas em lojas parceiras, milhas para viagens, entre outras.

Principais conceitos para o cliente fazer a melhor escolha

Os programas de benefícios englobam alguns conceitos essenciais que podem refletir no tipo de vantagem e na forma como os consumidores interagem com as marcas.

Os pontos e cashback estão presentes em quase todas as opções disponíveis atualmente, e esses incentivos garantem vantagens diretas para consumidores frequentes. O cashback, por exemplo, permite reaver uma porcentagem do valor gasto em compras, enquanto os pontos podem ser acumulados para trocas futuras. Essas opções ajudam a economizar e incentivam compras mais estratégicas.

Já o clube de compras combina os ganhos de pontos e cashback com uma ampla rede de lojas parceiras, tanto no varejo online quanto físico. Por meio de uma taxa de adesão, os clientes têm acesso exclusivo às ofertas divulgadas em sites, aplicativos ou marketplaces próprios do programa.

Temos também a gamificação, em que as lojas online integram jogos em aplicativos de marketplaces, permitindo atividades gratuitas que acumulam pontos ou moedas virtuais. Esses valores são convertidos em descontos. Além disso, conforme avançam de nível, os clientes desbloqueiam benefícios extras, como frete grátis e cupons exclusivos.

Por fim, compartilho mais dois exemplos. O primeiro deles é o cartão de crédito, em que as vantagens incluem troca de pontos por produtos, serviços em empresas parceiras e até abatimento na fatura. A dica é escolher um cartão que tenha boas taxas de acúmulo de pontos alinhadas ao perfil de consumo.

E a experiência premium, também existente nos programas que oferecem clubes de compras. A ideia é promover um ambiente de exclusividade, com acesso antecipado a lançamentos, eventos e experiências. Ao contrário dos demais formatos, que abrem a possibilidade para a participação gratuita, esse nicho exige uma taxa de adesão que pode ser mensal ou anual.

Por isso, é importante conhecer exatamente qual será a vantagem para escolher o programa mais favorável para a rotina de compras de cada cliente.