Diante da crescente popularidade do Pix nas compras digitais, a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em parceria com as principais bandeiras do país (Visa, Mastercard e Elo), lançou uma campanha para estimular o uso do cartão de débito no comércio eletrônico.

Nos últimos anos, o setor tem adotado uma série de medidas para tornar o débito mais atrativo no ambiente online. Desde 2023, já é possível realizar pagamentos com cartão de débito sem a necessidade de senha em transações de até R$ 300.
Para habilitar essa funcionalidade, os estabelecimentos precisam passar por uma avaliação das bandeiras, que consideram fatores como baixo índice de fraude e a adoção de tecnologias como a tokenização.
Outra aposta da indústria é o “click to pay”, uma carteira digital desenvolvida pelas bandeiras de cartão. A ferramenta armazena dados criptografados e permite que o consumidor finalize compras futuras com poucos cliques, após o primeiro cadastro. Além disso, o débito já pode ser utilizado em pagamentos recorrentes, como os de serviços de streaming.
Segundo a Abecs, os avanços tecnológicos permitem que os pagamentos com débito ofereçam a mesma experiência fluida e segura dos cartões de crédito. “Conseguimos credenciar companhias dos mais diversos segmentos a esse novo sistema sem perder algo que é essencial para quem usa aplicativos: o foco na segurança. Isso porque todas as transações contam com camadas robustas de tecnologia antifraude”, afirma Ricardo de Barros Vieira, vice-presidente executivo da entidade.
Apesar dos esforços, a participação do débito nas compras online ainda é pequena. De acordo com a Abecs, as compras realizadas com a modalidade somaram mais de 978 milhões de transações em todo o Brasil até o fim de 2024. No entanto, no primeiro trimestre de 2025, o cartão de débito respondeu por apenas 1,3% dos R$ 225,3 bilhões movimentados em compras digitais.