Marketing de afiliados engaja clientes e impulsiona vendas automotivas
A venda de carros no ambiente 100% digital dos conhecidos marketplaces de marketing de afiliados é recente no Brasil, embora não seja uma novidade para a comercialização de pneus e autopeças, afirmou Desiree Caterini, Head of Business Development da Rakuten Advertising, em palestra do Congresso Auto E-Commerce Show 2021.
Segundo ela, a novidade acabou sendo adotada no país somente após o início da pandemia do novo coronavírus. “É algo que vem acontecendo nos Estados Unidos há mais de cinco anos”, comentou.
Ela apresentou no Congresso detalhes sobre a pré-venda de duas semanas do novo Nissan Kicks, o primeiro case de sucesso de venda totalmente online de veículos no Brasil, ocorrida em 2021. “Foi feita pela Rakuten e a agência Lew Lara, que atende a Nissan, em parceria com a publisher de afiliados Méliuz. O desafio era ativar uma campanha no modelo de pagamento de carro 100% online com comissão por venda faturada para o afiliado.”
Leia também: Especialista explica como aplicar sistema inteligente de personalização sem equipe de TI
O Méliuz ofereceu 1,5% de comissão para a pré-venda do Kicks e disparou para a sua base de usuários SMS, e-mail marketing, notificação via aplicativo. “A grande sacada do marketing de afiliados é poder oferecer benefícios extras que não são possíveis em outros canais de mídia”, ponderou a Head da Rakuten.
No entanto, a ação de curto prazo trouxe um ensinamento para o setor. Segundo Desiree, quanto maior o tempo da campanha, melhor será a performance. “Marketing de afiliado não é uma estratégia que funcione da noite para o dia. É preciso alinhar as ações com o anunciante, recrutar, ativar, municiar os afiliados com links e estabelecer as metas de desempenho”, afirmou.