Redação E-Commerce Brasil

Especialista explica como aplicar sistema inteligente de personalização sem equipe de TI

Sexta-feira, 14 de maio de 2021   Tempo de leitura: 3 minutos

Pode parecer inacreditável, mas hoje é possível aplicar os conceitos de machine learning e inteligência artificial em lojas virtuais sem, necessariamente, manter uma equipe de especialistas em tecnologia. É o que garante Moritz Wolff, Country Manager para a América Latina da Insider, empresa especializada em redes de personalização e marketing.

Wolff apresentou soluções tecnológicas em sua palestra “Os benefícios de automação de marketing para a indústria automotiva” no congresso Auto E-Commerce Show 2021, evento online que ocorreu nesta quinta-feira (13).

Na ocasião, o especialista explicou o funcionamento da plataforma Growth Management, voltada à seleção de “leads” qualificados por meio da tecnologia com o objetivo de personalizar experiências.

Leia também: Novos métodos de pagamento garantem segurança às transações, explica especialista

O sistema, composto por três camadas, usa as redes sociais e as funcionalidades dos smartphones em prol do engajamento e da conversão de “leads” no setor automobilístico. Essas camadas captam as ações do usuário, rastreando seu percurso na internet, os produtos que pesquisa, os filtros que usa e o tempo que leva para analisar cada carro.

Experiências únicas

Alimentada por inteligência artificial e machine learning, a solução calcula probabilidades como as de conversão a partir dos dados do usuário e de seu comportamento. Assim, é possível engajá-lo com mensagens personalizadas, experiências e recomendações, como agendar um test drive a partir de um storie do Instagram.

“Se uma pessoa pesquisa um SUV, podemos saber, por exemplo, se ela busca uma experiência de luxo ou não”, explicou Wolff. Segundo ele, isso pode gerar diversas combinações de “personas” e segmentações. “E, para isso, não precisamos de profissionais de tecnologia da informação. Tudo é feito pela equipe de marketing e CRM.”

O Auto E-Commerce Show 2021 contou com três salas simultâneas por onde passaram especialistas nas mais diversas áreas do comércio eletrônico debatendo assuntos de interesse do mercado. As palestras estarão disponíveis no canal do ECBR no YouTube nos próximos dias.

Por Aline Gattoni, especial para o e-Commerce Brasil

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER