
Locaweb mira oferta de crédito como próxima fronteira de crescimento
A Locaweb vai começar a oferecer crédito nas próximas semanas, com a empresa especializada em hospedagem de sites e computação em nuvem mergulhando na oferta de serviços financeiros para conquistar e reter pequenas empresas no Brasil que estão tendo que acelerar a digitalização após a pandemia de Covid-19.
“Empréstimo vai ser uma das nossas próximas fronteiras de crescimento”, disse à Reuters o presidente-executivo da Locaweb, Fernando Cirne.
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O modelo de negócio da Locaweb teve um dos encaixes mais bem sucedidos de empresas brasileiras durante a pandemia. Imagem: Reprodução Facebook[/caption]
Na saída, os empréstimos serão para clientes da Credisfera, fintech de empréstimos para PMEs comprada pela Locaweb em fevereiro. Depois, o serviço será ampliado, possivelmente por meio de parcerias com instituições financeiras, disse Cirne, adiantando que “não vamos colocar balanço próprio para crédito”.
Pagamentos, entrega de encomendas, gestão corporativa (ERP) e crédito são alguns serviços que a Locaweb incorporou ao seu ecossistema com as 10 aquisições de startups que fez desde que estreou na Bovespa em fevereiro do ano passado.
Essa expansão não orgânica foi financiada com os R$ 575 milhões da tranche primária de sua oferta inicial de ações (IPO) e de outros R$ 1,3 bilhão de uma oferta subsequente, em fevereiro deste ano. Atualmente, a empresa afirma ter cerca de R$ 1,8 bilhão em caixa.
Esse modelo de negócio teve um dos encaixes mais bem sucedidos de empresas brasileiras durante a pandemia, já que encontrou a necessidade de milhares de pequenos negócios que recorreram ao comércio eletrônico para manterem-se em atividade, diante das medidas de isolamento social. Com isso, a ação da empresa deu um salto de 440%, ante alta de 10,9% do Ibovespa.
Segundo Cirne, muitos dos pequenos empreendedores agora começam a se dar conta de uma segunda etapa da digitalização, o que vai exigir uma abordagem mais completa do que apenas vender, receber e encomendar as entregas online.
“Primeiro foi movimento de sobrevivência, agora começa a pensar no e-commerce como um mecanismo para diferenciação”, disse ele, referindo-se por exemplo a serviços como marketing e ERP. “Por isso, a gente vai continuar crescendo via aquisições.”
