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Kwai pode ser promissor para as vendas, mas requer atenção nos anúncios, mostra estudo

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Concorrente direto do TikTok, o Kwai já soma 60 milhões de usuários no Brasil. Segundo um estudo realizado pela Opinion Box, 55% dos usuários do aplicativo Kwai achavam que nunca usariam o aplicativo, mas hoje em dia utilizam muito mais do que imaginam. Desses, 38% dizem passar muito tempo do dia dentro do app, inclusive. Mas, será que o app — que tem uma profundidade maior nas classes C, D e E — pode ser uma boa ferramenta de venda para as empresas?

Para quem não sabe, o app exibe, além dos vídeos, uma aba voltada para as lojas, onde é possível comprar diretamente na página. Acredite ou não, mas de cada 10 pessoas pesquisadas, 3 disseram já ter efetuado uma compra dentro do app.

Kwai como ferramenta de branding

Apesar da aba de compras, o Kwai, segundo a pesquisadora, pode ser melhor utilizado como ferramenta para aumento da visibilidade da marca (branding). Isso porque, segundo os respondentes, 47% seguem alguma empresa ou marca dentro da plataforma.

Dos perfis seguidos pelos usuários, os assuntos falados são:

  • Humor - 56%
  • Música - 41%
  • Saúde/Fitness - 36%
  • Notícias - 35%
  • Cinema e TV - 33%
  • Viagem e Turismo - 32%
  • Gastronomia/Receitas - 32%
  • Tecnologia - 32%
  • Finanças - 29%
  • Moda - 28%
  • Educação - 26%
  • Esportes - 25%
  • Cuidados com a casa - 25%
  • Religião - 24%
  • Celebridades - 24%
  • Pets - 23%
  • Empreendedorismo/Negócios - 21%
  • Maquiagem e estética - 19%
  • Política e atualidades - 18%
  • Arte - 17%
  • Jogos/Videogames - 16%
  • Decoração/Design de interiores - 16%
  • Fotografia - 16%
  • Criação e cuidado com os filhos - 12%
  • Casamento - 11%
  • Livros e quadrinhos - 10%
  • ASMR - 7%
  • Outros - 2%

Voltando aos usuários que utilizam o Kwai para a aquisição de produtos, 35% afirmam ter descoberto um produto ou serviço adquirido dentro do app. Ainda assim, o número de comprar diretamente na aba “Comprar” é relativamente pequeno, com 29% dizendo ter utilizado.

Trabalho de marketing dentro do Kwai

No Kwai, destaca-se que 50% dos utilizadores consideram que os anúncios não são relevantes para eles. Em contrapartida, 39% afirmam que os tópicos abordados incluem temas ou produtos que lhes interessam. 

Por fim, o dado mais significativo pode encorajar aqueles que pretendem investir em publicidade paga: 40% das pessoas que interagem com os anúncios já adquiriram algo promovido por eles.

Ainda assim, é importante definir bem a estratégia dos anúncios promovida no app, já que:

O lado ruim dos anúncios no Kwai

Diferente de outras plataformas, o Kwai, segundo o estudo, tem baixa aceitação do público em relação aos anúncios (mais um motivo para trabalhar bem as estratégias). Ao perguntar sobre o hábito de clicar em propagandas no app, as respostas foram:

Além disso, quase a metade dos entrevistados (48%) afirmam que um dos problemas é o excesso de anúncios presentes no app. Porém, das pessoas que clicaram em propagandas no Kwai, 40% dizem ter comprado a partir disso.

No último balanço da empresa, em 2023, a receita da dona do Kwai (a Kuaishou) aumentou para US$ 15,68 bilhões, um salto de 20,5%. E foram justamente os serviços de marketing online e transmissão ao vivo que contribuíram para o resultado, com 53,1% e 34,4%, respectivamente.