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Como utilizar estratégias de retail media para impulsionar vendas no marketplace

Por: Johnny Gomes

Head de Mídia e Conteúdo da Infradigital na Infracommerce

Profissional formado em Publicidade Propaganda com mais de dez anos de experiência em mídia.

Investir em mídia paga é uma estratégia indispensável para impulsionar as vendas de produtos nos canais de varejistas. Mas você sabe exatamente o que é retail media e quais são os caminhos para fazer com que essa solução traga resultados efetivos?

Fique por dentro do cenário retail media no Brasil e conheça as vantagens de se investir nessa estratégia de marketing digital.

Continue a leitura deste artigo e fique por dentro do cenário retail media no Brasil, bem como as vantagens de se investir nessa estratégia de marketing digital. Saia na frente da concorrência com algumas dicas valiosas para manter a saúde do seu negócio e, mais, para alcançar um público ainda mais qualificado.

Entendendo o que é retail media

Retail media é uma estratégia de publicidade digital cada vez mais relevante, permitindo que marcas e varejistas promovam seus produtos diretamente nos canais de venda online. Na prática, isso significa que anúncios são exibidos dentro dos espaços dos próprios varejistas, como banners em páginas de produtos ou recomendações personalizadas. Por exemplo, ao pesquisar por um item em um marketplace, como Amazon ou Mercado Livre, é comum encontrar espaços dedicados a produtos de marcas específicas ou sugestões relacionadas ao que se procura.

No Brasil e na América Latina, o cenário de retail media está ganhando impulso, conforme evidenciado pelo crescimento e investimento nessa área. Com a ascensão do comércio eletrônico, as marcas estão buscando maneiras mais eficazes de alcançar seu público-alvo, aproveitando os espaços dentro desses marketplaces para promover seus produtos de forma mais direcionada e contextualizada.

Como funciona no marketplace

Investir em retail media não é tão diferente de investir em outros canais digitais. O primeiro passo para iniciar uma campanha é estabelecer quais os principais objetivos a serem atingidos. Tendo isso definido, partimos para a escolha das estratégias e dos tipos de campanha que iremos trabalhar em cada etapa da jornada do consumidor.

Os ads dos marketplaces oferecem ferramentas de análise de dados, sendo possível acompanhar o desempenho dos anúncios e, se necessário, corrigir a rota para potencializar a performance. Geralmente, os dados disponíveis são números de cliques, impressões, conversões, receita e retorno sobre o investimento (ROAS).

Cada plataforma tem a sua especificação na hora de colocar uma campanha paga em prática. Por isso, é importante se atentar às regras e testar todas as possibilidades de cada canal. Plataformas como Mercado Ads e Amazon Advertising têm sido cruciais nesse contexto, oferecendo cursos e recursos que capacitam as marcas a explorarem todo o potencial do retail media no ambiente digital brasileiro.

Vantagens das campanhas patrocinadas

Para finalizar este artigo, quero destacar as principais vantagens de considerar o retail media como uma estratégia para sua marca. Confira, abaixo:

– Retorno de investimento mais ágil: com anúncios pagos, sua marca tem uma chance maior de chegar até o seu público-alvo, permitindo uma segmentação mais precisa e alcançando consumidores em cada etapa da jornada de compra;
– Aumento de tráfego e visibilidade da marca: as campanhas levam os clientes até o espaço do varejista de forma intuitiva e rápida, e mesmo que esse cliente não acesse a plataforma de vendas em si, ele verá o seu produto em destaque nos sites, reforçando a marca;
– Controle de orçamento e possibilidade de análise de resultados para corrigir rota: ao acompanhar o andamento da campanha, é possível realocar recursos para produtos ou segmentações com mais aceitação do público, de acordo com suas metas e investimentos disponíveis. Além disso, em sua maioria, as plataformas oferecem métricas detalhadas para análise de desempenho e permitem ajustes em tempo real, otimizando os investimentos publicitários.

O recurso de anúncio pago em marketplaces é um campo fértil e recente a ser explorado, sendo uma peça-chave para as marcas que buscam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Cabe, então, a cada marca, indústria e fabricante desbravar essa estratégia de marketing digital, aliada a outras soluções, para fazer com que um público ainda mais assertivo e qualificado seja impactado e, consequentemente, traga bons frutos em receita e faturamento.