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No Instagram, Reels é a funcionalidade que mais traz engajamento às marcas

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

O uso amplo das redes sociais por empreendedores e marcas de diversos segmentos e proporções é uma realidade, seja varejo físico ou e-commerce. Entre as opções de plataformas utilizadas atualmente, o Instagram é um exemplo positivo de mídia que se transformou ao longo dos anos. De fotos e registros momentâneos à canal poderoso de marketing e vendas, a reinvenção da plataforma levou, nos últimos anos, a implementação do Reels.

A ferramenta, de acordo com estudo da Emplifi, é responsável por aumentar em 40% o engajamento das marcas frente outras funcionalidades do próprio aplicativo.

Um dos fatores para isso acontecer foi a recente atualização do Instagram, que implementous mais Reels no feed. Dessa forma, a contagem mediana de interações desta ferramenta é maior do que as postagens de vídeo tradicionais no Instagram.

O formato é simples e leva em consideração uma equação já aplicada pela concorrente TikTok: vídeos curtos, dinâmicos e chamativos. Estes atributos do Reels são, portanto, os principais motivos para marcas buscarem sua utilização com viés comercial.

Prova disso é que, segundo o levantamento, quase 50% das marcas que atuam no Instagram publicaram ao menos um post audiovisual neste formato no segundo trimestre de 2022. No mesmo período em 2021, por exemplo, o índice era de 30%.

Reels - instagram
Mesmo com destaque, os Reels representam 7,5% das postagens das marcas no Instagram (Foto: Unsplash/Nathan Dumlao)

“As preferências por cada conteúdo estão mudando, situação que provocou um aumento no consumo de vídeo nas plataformas de mídia social”, afirma Zarnaz Arlia, diretora de marketing da Emplifi.

Segundo a executiva, o uso do algoritmo para veicular vídeos em maior escala é um fator que ajuda as marcas na expansão de alcance e aumento de engajamento.

Além dos dados coletados reforçarem a regularidade do conteúdo audiovisual com os usuários, Adam Mosseri, CEO do Instagram, também confirma o maior compartilhamento de vídeos.

“Se você observar o que as pessoas gostam, consomem e visualizam no Instagram, isso também está mudando cada vez mais para o vídeo ao longo do tempo”, diz.

Reels: espaço para melhorar

O lado positivo do Reels não exclui a necessidade e o potencial de melhora que o Instagram têm em mãos. Muitas marcas adicionaram o modelo à sua estratégia fixa de mídia social, mas estes vídeos ainda são minoria ante o conteúdo geral dessas empresas. Em termos de distribuição, os Reels são 7,5% das postagens (excluindo Stories) feitas no Instagram das marcas.

De forma geral, as cinco marcas com mais engajamento nos Reels, segundo dados da Emplifi, são:

    É inégavel, porém, o forte apelo dos Reels com marcas esportivas, com o estudo da Emplifi apontando que mais de 60% dos integrantes do segmento publicam vídeos do tipo. O objetivo é sempre o aumento do engajamento com os seguidores.