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Fraude no Brasil: ClearSale mostra R$ 3,5 bilhões em tentativas

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A ClearSale divulgou um novo relatório do seu Mapa da Fraude e constatou que, em 2023, o Brasil registrou cerca de R$ 3,5 bilhões em tentativas de fraudes. Ao todo, o número representa 3,7 milhões de tentativas com base em 277,4 milhões de pedidos analisados entre 1° de janeiro e 31 de dezembro. Para o levantamento, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce.

Em relação a 2022, o estudo mostra retração de 28,3% no número de tentativas de fraude. No valor do ticket médio desse tipo de ação, houve redução de 3,6% no mesmo retrospecto, ficando em R$ 925,44.

“No ano passado, vimos uma retomada do comércio físico e uma ligeira queda nas vendas on-line, e ainda assim todos esses dados revelam a gravidade do problema com golpistas no País. Embora o número de tentativas de fraude tenha diminuído em comparação com o ano anterior, ainda é um desafio significativo para as empresas, que precisam continuar investindo em medidas contra atividades fraudulentas”, comenta Eduardo Mônaco, CEO da ClearSale.

As tentativas de fraude incluem todas as transações classificadas como suspeitas ou confirmadas.

Categorias

Entre as categorias que mais sofreram tentativas em 2023, estão:

  • TV/monitor (5,1%) - ticket médio de R$ 2.671;
  • Games (5%) - ticket médio de R$ 1.644;
  • Celulares (4,3%) - ticket médio de R$ 2.872.

O Mapa da Fraude ressalta que, com exceção de games, eletrônicos e celulares permanecem na liderança das categorias mais visadas por fraudadores.

Regiões

As localidades com maiores índices de golpes, do maior para o menor, foram:

  • Nordeste (1,6%) - ticket médio de R$ 989,14;
  • Norte (1,5%) - ticket médio de R$ 982,45;
  • Centro-Oeste (1,4%) - ticket médio de R$ 989,98;
  • Sudeste (1,4%) - ticket médio de R$ 932,56;
  • Sul (0,8%) - ticket médio de R$ 995,77.

Gênero e faixa etária

O público masculino é o que mais sofre com tentativas de fraudes (1,8%), seguido por pessoas com outras definições de gênero ou não informado (1,5%), e, por fim, o público feminino (1%).

Em termos de idade, o estudo revela que pessoas de até 25 anos foram as que mais sofreram tentativas de golpes (1,9%), seguido por pessoas acima de 51 anos (1,8%), grupo responsável pela maioria dos pedidos online.

Datas

No período, a maior concentração de pedidos ocorreu às quartas-feiras, representando 43,9 milhões. Porém, o dia que mais registrou tentativas de fraude foram às terças-feiras, com 621 mil.

Já em meses, janeiro foi o mês mais visado por fraudadores, com 375 mil tentativas de fraudes.

A data comemorativa com maior índice de tentativas de fraude passou do Dia das Mães (1,2%) para a Cyber Monday (1,7%), seguido por Natal e Dia das Crianças (1,4%).