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Entrevista: Como a tecnologia pode transformar um desfile em uma conversa emocional

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

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A FAUVE, marca brasileira autoral, realizou no domingo, 19, seu 2° desfile presencial, na 60ª edição do São Paulo Fashion Week. O evento se concretizou em parceria com a Nuvemshop, maior plataforma de e-commerce da América Latina. 

No desfile, os convidados foram introduzidos à coleção Sala 7, inspirada no movimento artístico do fauvismo; quem estava na 1a fileira ganhou uma Polaroid contendo um QR Code exclusivo, encaminhando-os para o checkout de uma peça. 

Entrevista Fauve e Nuvemshop
(Imagem: divulgação)

Para falar sobre a importância de atitudes inovadoras na moda para fidelizar o cliente e trabalhar a reputação e awareness da marca, conversamos com Letícia Vaz, head de Inovação e Moda da Nuvemshop e Clara Pasqualini, fundadora e diretora criativa da FAUVE.  

“Leticia, o SPFW é um marco cultural. O que significa, para a Nuvemshop, trazer uma experiência tão interativa como o ‘Checkout de Passarela’ para um palco tradicionalmente visto como um espaço de contemplação artística, quase intocável?”

Leticia Vaz:. Por décadas, o desfile foi um monólogo, com oo criador falando, a plateia assistindo. O que estamos propondo é um diálogo, o que está super alinhado com a possibilidade de conectividade e interação apresentada pelo mundo digital. A tecnologia aqui não é uma ferramenta de venda, mas também uma possibilidade de democratização de acesso.  Não estamos quebrando a magia do desfile, estamos dando a ela um novo caminho para existir fora da passarela."

“Clara, a ação ‘Checkout de Passarela’ é focada em uma única peça-símbolo, a camiseta ‘Sala 7’. O que essa escolha, de oferecer uma ‘chave’ para o seu universo diz sobre a sua visão da relação entre o físico e o digital?”

Clara Pasqualini: "Essa escolha foi fundamental. Para mim, a passarela é um ritual, uma experiência sensorial completa. A camiseta 'Sala 7' foi inspirada no movimento artístico do fauvismo, que usava cores intensas e puras, aplicadas de forma vibrante, para expressar a emoção do artista em vez de reproduzir a realidade de forma fiel. Ela é um fragmento tangível da emoção do desfile, um convite para que o espectador não apenas assista, mas participe da nossa narrativa. Ao escanear o QR code, a pessoa não está apenas comprando uma camiseta; ela está abrindo a porta para o nosso novo universo digital, construído na plataforma da Nuvemshop.

“Podemos dizer que esta ação sinaliza o fim do modelo ‘see now, buy later’? Estamos entrando em uma era de ‘imediatismo emocional’ na moda?”

Leticia Vaz: "Eu diria que é mais profundo. É o sinal de que o consumidor não quer mais ser um espectador passivo da moda, ele quer ser um participante. O 'imediatismo' não é sobre velocidade, é sobre relevância. O que essa tecnologia permite é que o público leve para casa um símbolo daquela experiência. É a democratização do desejo, permitindo que a beleza da passarela se torne parte da vida das pessoas, e não apenas uma imagem distante e muitas vezes inacessível."

“E o que o sucesso dessa ação, a vontade das pessoas de adquirir essa ‘chave’ simbólica, te diz sobre o público de moda hoje?”

Clara Pasqualini: "Me diz que as pessoas buscam mais do que roupas; elas buscam pertencimento e expressão pessoal. A adesão a essa ideia mostra um desejo por narrativas, um modo de vida e também um segredo compartilhado. Não é sobre o que elas querem vestir, mas sobre quem elas são ou querem ser. Esse entendimento é o insumo mais valioso que existe, e ele guiará não apenas as próximas peças, mas a inteira forma como contamos nossas histórias."


“Letícia, finalizando, você acredita que a colaboração entre plataformas, tecnologia e artistas pode ser uma resposta aos desejos do mercado, do criativo e do público?” 

Letícia Vaz: "O sonho de qualquer estilista, criador ou indivíduo envolvido em moda é estar cercado de parceiros que apoiem sua visão criativa e invistam nos seus sonhos. Com a Nuvemshop, pudemos integrar nossa marca a um tipo de tecnologia que passa toda a nossa visão artística e propósito, possibilitando que nossos clientes expandam seus horizontes e possibilidades de compra. Como embaixadora e head de inovação e moda na Nuvemshop, estamos sempre atentos para marcas que possam embarcar conosco na vanguarda da criatividade e tecnologia”.

“Para finalizar, o que essa parceria entre uma plataforma como a Nuvemshop e uma marca autoral como a FAUVE representa para a próxima geração de estilistas que sonha em estar no SPFW?”

Leticia Vaz: "Representa que a passarela dos sonhos está mais perto do que nunca. Significa que o maior ativo de um novo estilista não é seu investimento em marketing, mas sim a força e a autenticidade de sua visão.  A tecnologia tirou a distância entre criar e vender. Então, se a sua história for forte o suficiente, o mundo vai escutar.Sendo assim, concentre-se em criar uma história única e verdadeira. A infraestrutura para que essa história seja contada, vendida e amada pelo mundo já está ao seu alcance."

“Clara, finalizando, você acredita que a colaboração entre plataformas, tecnologia e artistas pode ser uma resposta aos desejos do mercado, do criativo e do público?” 

Clara Pasqualini: "O sonho de qualquer estilista, criador ou indivíduo envolvido em moda é estar cercado de parceiros que apoiem sua visão criativa e invistam nos seus sonhos. Com a Nuvemshop, pudemos integrar nossa marca a um tipo de tecnologia que passa toda a nossa visão artística e propósito, possibilitando que nossos clientes expandam seus horizontes e possibilidades de compra”.