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E-commerce é popular entre consumidores da terceira idade

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Consumidores de idade madura ao redor do globo estão cada vez mais usando novas tecnologias, de acordo com novo trabalho intitulado “What Do Mature Consumers Want?“. Dados do estudo indicam que 87% dos consumidores em todo o mundo com idades entre 60-64 usam telefones móveis, assim como 74% dos que tem entre 65-79 anos e 50% entre os mais velhos de 80 anos.

Embora a taxas de uso da internet e de compras via comércio eletrônico pelos grupos etários mais elevados ainda não estejam tão altas, tem se verificado uma sólida penetração em sua utilização por usuários maiores de 60 anos.

Por exemplo, 68% dos consumidores que tem entre 60-64 anos utilizam regularmente a internet, número que cai para 46% entre os consumidores de 65-79 anos e 19% entre os maiores de 80 anos. Além disso, 49% dos usuários de 60-64 anos compram pelo e-commerce, enquanto 41% entre os de 65-79 anos o fazem e 29% dentre os maiores de 80 anos.

69% dos entrevistados têm telefone fixo e celular. A porcentagem dos que utilizam apenas telefones móveis é de 11%, enquanto 22% têm apenas os telefones fixos. Além disso, exatamente a metade dos entrevistados usa a internet, com 20% a utilizando para compras, pesquisas e comunicação.

Dois terços dentre os entrevistados com 70-80 anos compra ao menos duas vezes por semana. Eles compram em diversos horários, preferindo ir realizando-as ao longo da semana, de preferência cedo da manhã, quando as lojas encontram-se vazias. Quanto mais velhos ficam, mais preferem comprar em lojas pequenas e perto de suas casas e são mais propensos a irem caminhando as lojas do que de carro ou carona. A análise da A.T. Kearney mostra que a proximidade é quase sempre umas das principais razões para escolher alguma loja específica.

Além disso, consumidores maduros gastam proporcionalmente menos de suas rendas em roupas e transportes do que pessoas com menos de 60, e mais em comida, bebidas e produtos de saúde sem receitas. Compram uma quantidade menor de itens, mas com um valor médio mais elevado.

Os dados da A.T. Kearney indicam que a esmagadora maioria dos consumidores maduros busca produtos de qualidade, são alheios a marcas, e não são particularmente sensíveis ao preço, mesmo que suas rendas sejam abaixo da média. Esta tendência aumenta ainda mais com o envelhecimento.

Em todo o mundo, consumidores com 60 anos ou mais gastaram mais de US$ 8 trilhões em 2010. Para 2020, A.T.Kearney projeta que irão gastar cerca de US$ 15 trilhões, um aumento de cerca de 90%. Uma análise sobre a parcela da renda correspondente aos indivíduos de 60 anos ou mais em diversas regiões econômicas indica que elas irão continuar crescendo até 2020.

Cerca de 43% dos participantes do estudo afirmaram que irão adquirir produtos promocionais apenas se acreditarem que a qualidade é comparável ao produto que usualmente compram, com 34% afirmando que comprar produtos em promoção sempre que podem, e 22% afirmam que promoções não lhes causam impacto.

A A.T. Kearney realizou esta pesquisa global com 2.947 pessoas em 23 países. Participantes vivem em cidades, vilas e áreas rurais com idades superior a 60 anos. Metade das entrevistas foram realizadas pessoalmente em diversos estabelecimentos comerciais: hipermercados, shopping centers, supermercados, mercados de bairro e pequenas lojas. A outra metade foi realizada via questionários postados no site da A.T. Kearney, com informações adicionais sendo normalmente recolhidas pessoalmente ou por entrevistas telefônicas.