O novo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impactará diretamente a economia não só do país, mas de todo o mundo, principalmente os seus vizinhos mais próximos.
Matteo Ceurvels, Analista Principal da eMarketer para a América Latina & Espanha, explicou como a tarifa de 25% dos EUA sobre as importações mexicanas e canadenses podem ameaçar três décadas de integração comercial. Consequentemente, as novas políticas públicas de importação serão responsáveis por desacelerar o crescimento das empresas mexicanas. As tarifas foram anunciadas neste fim de semana, mas acordos políticos podem reduzir os efeitos.

“Projetamos que as vendas no varejo do México crescerá 3,3% este ano para US$ 404,83 bilhões—abaixo da nossa previsão anterior de 4,5%. No entanto, o impacto nas vendas de comércio eletrônico será de curta duração, pois as empresas privadas se adaptarão às novas realidades da administração Trump 2.0″, pontuou o executivo.
Além disso, citando Claudia Sheinbaum, presidente do México, Ceurvels explica que os próximos anos de governo norte-americano serão um grande desafio político para o governo mexicano, pela necessidade de “equilibrar os interesses das principais indústrias e dos consumidores mexicanos”.
Equilíbrio político
Visando minimizar os danos que as tarifas de importação causarião à economia mexicana, Sheinbaum firmou um acordo com o presidente Trump na manhã desta segunda-feira, 3 de fevereiro, pelo menos durante o próximo mês.
Em contrapartida, o México reforçará a fronteira com os EUA com 10 mil membros da Guarda Nacional visando impedir o tráfico de drogas entre os países. Os EUA, por sua vez, devem trabalhar mais amplamente para impedir o tráfico de armas para o México.
Sheinbaum não descarta, no entanto, a imposição de tarifas para os Estados Unidos como resposta política e econômica.